escutar sem interrupções, explicar suas preocupações, buscar entender a
perspectiva da outra parte, tentar seriamente encontrar solução para as
questões etc..
Igualmente aconselha-se que o mediador ressalte a importância da
participação do advogado na mediação e que registre que as partes devem
estabelecer, caso ainda não tiverem estabelecido, com os seus advogados
honorários em caso de acordo.
Para encerrar esta etapa, o mediador deve confirmar se as partes
estão de acordo em participar do processo, perguntar se tem alguma
dúvida e se estão de acordo com as regras. Neste ponto, será dado às
partes ou a seus advogados, caso queiram, a oportunidade de falar sobre
o conflito, geralmente iniciado pela parte que procurou a mediação ou que
deu início à demanda. Se necessário, o mediador poderá, ao final da sessão
de abertura, estabelecer, com o auxílio das partes, uma agenda que regerá
o procedimento.
c) Sessões – em conjunto ou individuais (caucus) – para reunião
de informações, esclarecimento da controvérsia e tentativa de
construção da solução
As sessões são os encontros subsequentes à sessão de abertura, com
todas as partes em conjunto ou apenas com uma, ou cada uma, das partes
individualmente.
É importante ressaltar que, nas sessões individuais, as partes
poderão tratar de temas confidenciais e cumpre ao mediador observar o
dever de sigilo. As sessões podem ter por objetivo apenas ainda o simples
esclarecimento de questões ou já, de forma mais avançada, a apresentação
e a discussão das propostas.
Nessas sessões, tendo o diálogo facilitado pelo mediador, as partes
irão negociar, visando encontrar um resultado satisfatório para ambas.
Ao longo das sessões, o mediador pode se valer das mais diversas
técnicas e ferramentas para facilitar o diálogo entre as partes e a solução do
conflito, as quais são essenciais para o sucesso do procedimento. Vejamos
a seguir as técnicas ou ferramentas mais utilizadas pelos mediadores:
rapport – Atitudes por meio das quais o mediador (ou
conciliador) busca criar empatia com as partes, criando um
ambiente acolhedor e mostrando que está ali para ouvi-las e
fazer com que elas sintam que seus pontos de vista e seus valores
serão compreendidos e respeitados;
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