ii. normalização – atitudes que visam minimizar o desconforto das
partes, por meio da qual o mediador registra que o conflito é uma
circunstância natural das relações em sociedade, que faz parte do
anseio comum de todo ser humano de resolver as questões da
forma que entende ser mais justa;
iii. comunicação acessível e linguagem neutra – constitui boa
ferramenta de mediação utilizar-se de um vocabulário acessível,
sem expressões complexas ou jargões (como é comum no meio
jurídico), de forma a aproximar-se das partes, sem conotação de
arrogância ou de autoridade. É recomendável, do mesmo modo,
selecionar e se valer de expressões que tenham um cunho positivo
ou neutro, evitando-se – sempre que possível – aquelas de cunho
negativo;
iv. valorização dos sentimentos – atitude por meio da qual
o mediador valoriza os sentimentos e anseios das partes,
reconhecendo sua individualidade e sua importância, bem como
buscando compreender as suas causas;
v. resumos – técnica por meio da qual, após a narrativa das
partes, antes do início ou até mesmo ao cabo de alguma sessão,
o mediador faz um pequeno resumo do que lhe foi trazido até
então. Os resumos permitem que as partes identifiquem com mais
clareza os pontos controvertidos e vislumbrem os interesses que
estão por debaixo das posições no conflito – inclusive interesses
em comum. Também ajuda na construção de uma agenda e de
uma estratégia para solução das questões, e facilita a estrutura
encontrar opções de ganho mútuo;
vi. perguntas informativas – técnica por meio da qual o mediador
busca as informações de que precisa para compreender quais são
os pontos controvertidos e quais são os sentimentos e interesses
das partes, que precisam ser endereçados para que o conflito
possa ser resolvido. Também facilita a compreensão recíproca
entre as partes e, assim, que elas, naturalmente, cheguem por si
próprias ao consenso. As perguntas devem, de qualquer modo, ser
utilizadas com cautela, tanto quanto a forma, quanto ao conteúdo
e ao momento em que serão endereçadas. Na formulação das
perguntas, é importante ter um enfoque prospectivo, voltado ao
futuro;
vii. identificação dos interesses e estruturação do processo,
estabelecendo as questões a serem debatidas – técnica pela qual
o mediador, em meio às mais variadas e conturbadas discussões,
REVISTA DA CAASP 85
OPINIÃO