
número dedicado à mulher foi resultado de
mais de 1.200 entrevistas ao longo de mais
de três meses de investigação completa,
com dados e estatísticas. Tinha linguagem
própria: suspense, ritmo e humor, sem
prejuízo de informação; reportagem que era
um texto literário. Justiça seja feita: menos
glamorosa, mas igualmente importante foi a
produção do “Jornal da Tarde” paulista, que
contou com grandes repórteres.
Acima e abaixo do Equador as
características do New Journalism eram as
mesmas: um estilo de escrita de notícias e
jornalismo que utilizava técnicas literárias
consideradas pouco convencionais na
época (décadas de 1960-1970). Importante
notar que não se tratava de ficção. Os
elementos do relato incluíam adesão rígida
à precisão factual. Nesse novo estilo havia
duas vertentes: uma do autor, pessoal,
impressionista, como observador e artífice
das palavras, e outra do segredo que está
dentro da soma da atividade humana, a
cultura. Os new journalists foram os que
revelaram ao grande público as centenas de
subculturas e modos de vida.
Dentro destas margens, havia espaço
para traços pessoais de cada jornalista. Tom
REVISTA DA CAASP 59
Wolfe, por exemplo, alternava passagens
eruditas com linguagem oral, utilizava
onomatopeia, gíria, neologismo, desafiava
a gramática e pontuação, e lançava mão
de diversidade gráfica, de itálico, caixa alta,
exclamações múltiplas, traços, barras. Ia de
explicações científicas, médicas, técnicas, a
sentenças coloquiais ou expressões vulgares
em uma mesma frase, com sátira, ironia
e irreverência cortantes. Isso tudo para
abordar os temas da maior relevância: a
mudança pela qual passava a sociedade
americana na década de 1960, as questões
de classe, poder, raça, corrupção e sexo, a
afetação do mundo da arte, Wall Street, a
cultura hippie e suas incoerências. É enorme
sua contribuição jornalística para a futura
análise deste período da História. O sucesso
mundial de seu romance A fogueira das
vaidades, mais tarde adaptado para o cinema
e dirigido por Brian de Palma, e Os eleitos, seu
livro sobre pilotos de prova transformados
em astronautas, também adaptado para
o cinema e premiado com 4 Oscars, são
evidência de que sua relevância vai muito
além das fronteiras norte-americanas.
Truman Capote, contemporâneo de
Wolfe, atingiu sua notoriedade mais cedo, e
produziu uma obra mais estreita em temas,
mas muito ampla em gêneros literários: foi
LITERATURA
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