filme para Robert de Niro brilhar. De Niro
interpreta de Niro, dizem os críticos. Sim, mas
quantos atores têm personalidade dramática
para tanto?
A música do mestre Elmer Bernstein,
sozinha, já garantiria o suspense. A abertura de
Saul Bass, gênio gráfico das telas identificado
com Alfred Hitchcock e Otto Premminger,
entre outros, dá um certo caráter cult à fita.
A montadora Thelma Schoonmaker faz
excepcional trabalho na sequência final,
em que se misturam um barco à deriva na
tempestade, câmeras no teto e no chão da
embarcação, close-ups (o close-up é bem
explorado por Scorsese durante toda a fita)
e muita violência até o embate derradeiro,
justamente entre advogado e cliente. É
quando o cliente, arma apontada para o
REVISTA DA CAASP 57
advogado, pergunta enlouquecido: “Você é
capaz de citar agora o Código de Conduta da
Ordem dos Advogados?”| (PHA)
Scorsese foi buscar Bermstein e Bass, e assim
deu ar cult ao filme.
Web
CINEMA
/p?cid=ban-la-35349&utm_source=ParceiroB2B2C&utm_medium=CAASP&utm_content=Banner&utm_campaign=Oferta-Parceiro