A primeira reunião do CONCAD Mulher, realizada em São Paulo, no dia 9 de outubro, reuniu lideranças femininas das Caixas de Assistência dos Advogados de todo o país em um encontro marcado por discursos inspiradores, trocas de experiências e debates sobre igualdade de gênero, representatividade e combate à violência contra a mulher.
“O CONCAD Mulher existe com o propósito de fortalecer nossas vozes. Não somos apenas um grupo de trabalho, somos um movimento de impacto. Juntas somos invencíveis e imparáveis”, afirmam em alinhamento pleno a presidente da CAASP, Diva Gonçalves Zitto Miguel Oliveira e Isabella Paranaguá, coordenadora do CONCAD Mulher e presidente da CAA/PI na abertura do evento.
Também compuseram a mesa inaugural do evento, o coordenador nacional do CONCAD e presidente da CAA/PB, Rodrigo Nobrega Farias; Leonardo Sica, presidente da OAB SP; Daniela Magalhães, vice-presidente da OAB SP; Dione Almeida Santos, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada; Neusa Maria Rolim Bastos, presidente da CAA/RS; Greice Stocker, representante do Conselho Nacional do Ministério Público; Katianne Wirna Aragão, ouvidora adjunta nacional da Mulher; Larissa de Azevedo Bonates Souto, corregedora adjunta nacional e vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/PB; e Sandra Suely Raiol de Queiroz, coordenadora do CONCAD Mulher e vice-presidente da CAA/RR.
Debates e iniciativas - A programação da 1º Reunião do CONCAD Mulher contou com painéis sobre previdência e segurança financeira, com Érika Palma, diretora da OABPrev-SP, que lembrou que a independência econômica é essencial para o fortalecimento das mulheres. “Sem segurança financeira, a mulher fica ainda mais fragilizada nesse mundo patriarcal em que vivemos”, sublinhou.
Em seguida, o microfone foi aberto. Cada uma das representantes das Caixas de Assistências pôde apresentar seus projetos, suas dores e sonhos. Da CAASP, vieram as vozes de Stella Vicente Serafini, Maria Lucia de Almeida Robalo e Solange de Amorim Coelho, compartilhando o trabalho cotidiano da entidade de suporte à advocacia paulista.
O ponto alto do evento foi o debate sobre o enfrentamento da violência contra às mulheres e, em especial, contra mulheres advogadas. Entre os projetos apresentados, destacou-se o “Elas Jogam Junto”, promovido pela Comissão das Mulheres Advogadas da OAB-SP, que tem levado mensagens contra a violência em partidas de futebol, com faixas, camisetas, vídeos e ações educativas. O encontro também abriu espaço para propostas de acolhimento e amparo real às advogadas vítimas de violência.
Uma carta será redigida e encaminhada ao Conselho Federal da OAB reunindo as recomendações construídas coletivamente durante a reunião, marcando o primeiro passo concreto de uma articulação nacional em prol da igualdade de gênero e da proteção às advogadas.
O encerramento da 1º Reunião da CONCAD ficou por conta do testemunho da advogada Isabel Nivault, que há mais de 30 anos atua na França. Sua fala foi um lembrete de que, apesar dos desafios, as Caixas de Assistência vem construindo um modelo de assistência que inspira. “Estou admirada com a estrutura que o sistema OAB criou por meio das CAA. Na França, não há nada parecido”, ressaltou.
Presidentes de Caixas compartilham desafios e conquistas no CONCAD Mulher