Por trás das rotinas exaustivas, prazos apertados e longas jornadas de trabalho, há uma advocacia que também sente, adoece e precisa de cuidado. Foi pensando nisso que a CAASP, durante o Mês da Advocacia, abriu espaço para que advogados e advogadas tivessem acesso gratuito a consultas médicas em diferentes especialidades, algo essencial: a saúde. Durante o Mês da Advocacia, advogados e advogadas tiveram acesso gratuito a consultas médicas — um gesto simples, mas que fez diferença concreta para a classe.
Entre os 304 atendimentos realizados entre 11 de agosto e 5 de setembro, na sede da entidade na Capital e na Subseção de Ribeirão Preto, estava Maria Estela Dutra. Advogada atuante há quatro décadas, cuja relação com a Caixa de Assistência vem de longa data: “Eu frequento bastante a CAASP, desde o começo da minha jornada. Estou sempre por dentro das novidades da entidade”.
Ela soube do mutirão da saúde ao visitar a farmácia da entidade. A motivação principal para procurar os atendimentos gratuitos foi clara: a falta de plano de saúde, realidade que atinge tantos advogados e advogadas em razão do peso crescente do custo desse serviço. O impacto da ação, segundo ela, foi imediato no seu comportamento: “Comecei a me policiar mais, principalmente em relação à diabetes e à pressão”.
Já o jovem advogado Leonardo Fiorino soube da iniciativa ao visitar a sede da CAASP e resolveu aproveitar: “A conveniência e a disponibilidade foram perfeitas para mim. Tive a oportunidade de conversar com a nutricionista, que foram muito atenciosas. Me senti bem acolhido”. Para ele, o serviço incentiva o autocuidado da advocacia: “Iniciativas como essa devem continuar sendo oferecidas em outras edições. É essencial”.
A experiência também marcou Maria Manuela Oliveira, que desde que precisou passar por uma cirurgia nos olhos, em maio, tem recorrido à rede médica referenciada da CAASP sempre que necessita de atendimento médico. Durante a ação do Mês da Advocacia, além da consulta com o clínico geral, ela realizou exames laboratoriais no São Roque, parceiro da Caixa. “Gostei muitíssimo do atendimento. Realizei os exames na CAASP mesmo e fiquei muito contente com o serviço e com o preço”, afirmou.
Atendimentos gratuitos reforçam compromisso da CAASP com a saúde da advocacia