Médicos revelam desafios da advocacia com a saúde

Por Karoline Pinheiro

Em 10 setembro 2025


Entre 11 de agosto e 5 de setembro, a CAASP promoveu uma ação especial em celebração ao Mês da Advocacia, oferecendo atendimentos gratuitos em diversas especialidades médicas nas unidades do Laboratório São Roque, na sede em São Paulo e na sede regional de Ribeirão Preto. Ao todo, 304 advogados e advogadas foram atendidos. Além das consultas, a iniciativa permitiu um diagnóstico importante: como está a saúde de advogados e advogadas?

Os médicos clínicos gerais Otávio Tsuchiya da Silva e Marri Santos Malaquias Pereira, que atenderam a advocacia durante a ação, compartilharam suas impressões sobre a saúde da classe.

 

Rotina que adoece

Os médicos ouviram um coro uníssono: a rotina da advocacia cobra caro da saúde de quem a exerce. Longas jornadas de trabalho, má alimentação, sedentarismo e alta carga emocional geram um terreno fértil para doenças. 

“Assim como a população em geral, a advocacia esquece de cuidar da alimentação, fazer atividade física e monitorar colesterol e diabetes”, afirmou Marri Pereira. Otávio Tsuchiya completa: “As queixas estão fortemente relacionadas à profissão: falta de tempo para lazer, descanso e cuidado com a saúde.”

Para lidar com a pressão, realizar exames periódicos, acompanhamento médico e prática de atividade física é essencial. “A iniciativa da CAASP foi uma oportunidade de reforçar a importância da prevenção, especialmente para uma profissão com tantos desafios”, afirma Otávio Tsuchiya.

 

Mudança de mentalidade

Os atendimentos também revelaram diferenças geracionais na forma como a advocacia lida com a saúde. “Foi surpreendente a busca por informações preventivas, especialmente entre os mais novos”, contou Otávio. Marri complementou: “Jovens traziam queixas pontuais; os mais velhos, crônicas, relacionadas ao estilo de vida.”

Para Sizenando Ernesto de Lima Júnior, consultor médico da CAASP e responsável pela organização das campanhas de saúde da entidade, a adesão da classe a ação do Mês da Advocacia foi alentadora: “A categoria começa a aprender que cuidar de si é tão essencial quanto cuidar de um processo judicial.”

Hoje, a CAASP mantém oito campanhas preventivas ao longo do ano: Pró-Vida, Vacinação contra a Gripe, Saúde Bucal, Boa Visão, Saúde da Mulher, Rastreamento do Câncer de Próstata, Combate ao Câncer de Pele e Saúde Mental. Saiba mais aqui.


 LEIA TAMBÉM  

Atendimentos gratuitos reforçam compromisso da CAASP com a saúde da advocacia

Um respiro na rotina: como a CAASP aproximou a advocacia do cuidado com a saúde


Já está seguindo o CAASP Podcast?

Clique para saber mais