Em 2026 a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo comemora seus 90 anos. O que começou como um gesto de solidariedade em 1936 transformou-se, ao longo do tempo, na mais completa rede de assistência, serviços e benefícios voltadas a uma classe no Brasil. Resumir tão rica e importante história em poucas linhas é tarefa complexa, mas necessária. Relembrar seus marcos é mais do que celebrar datas, é reafirmar um propósito.
A seguir, os principais marcos dessa trajetória.
LINHA DO TEMPO
Em 1935, o advogado João da Silva Neves Manta foi encontrado doente e deitado sobre jornais numa casa sem luz elétrica no bairro da Vila Mariana. Seu socorro, providenciado pela OAB SP, comoveu os dirigentes da entidade e levou o então presidente Azevedo Marques a propor a criação de um órgão permanente de assistência aos colegas carentes. Assim, em 3 de fevereiro de 1936, foi fundada a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, com a missão de amparar os advogados e advogadas em casos de necessidade.
1936
Sob a presidência de Azevedo Marques, a secional paulista da OAB aprova o regulamento da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo.
1955
A CAASP passa a ocupar uma sala ao lado da tesouraria, na sede da OAB-SP (na ocasião na Praça da Sé), e onde recebia os advogados interessados em seus serviços.
1974
Criado em julho de 1974, o jornal serviu de porta-voz dos anseios da classe e também da sociedade. Nele a CAASP passou a ter também uma linha de comunicação com o advogado.
1980
Pela primeira vez em sua história a CAASP elege uma diretoria autônoma. Sua primeira diretoria foi composta por Jayme Queiróz Lopes, presidente; Ruy Homem de Melo Lacerda, vice-presidente; Alcides Thomaz Lauria, 1º secretário; Biasi Antônio Ruggiero, 2º secretário; e Santo Batistuzzo, tesoureiro.
1980
É inaugurada na Avenida Liberdade, 91, a primeira sede autônoma da CAASP, um conjunto de salas locadas em vários andares do edifício.
1988
O começo do atendimento odontológico na CAASP é marca de uma nova fase da entidade. Antes restrita basicamente à concessão de benefícios, agora se volta à prestação de serviços, aos quais logo se somariam a farmácia e a livraria, dentre outros.
1988
A avaliação da concessão de um benefício pecuniário, desde a criação da CAASP, era feita por advogados relatores que, individualmente, analisavam os pedidos e submetiam seus pareceres à apreciação da diretoria. Em 1988 a entidade instituiu as Câmaras de Benefícios, colegiados de advogados que passaram a fazer as análises dos processos. As Câmaras conferiram mais agilidade aos procedimentos de análise das solicitações por auxílios pecuniários, diminuindo o prazo de resposta aos advogados.
1992
A compra de um andar inteiro em um edifício no Largo da Pólvora permitiu aumentar a eficiência da prestação de serviços ao advogado, antes fragmentada em vários andares na anterior sede alugada, e foi fundamental para o desenvolvimento da entidade.
1997
Dois dos mais procurados serviços da CAASP foram criados no ano de 1997. A livraria e a farmácia funcionaram em espaços reduzidos e logo a demanda mostrou que seria necessária a ampliação dos espaços, o que foi conseguido no ano de 2003.
1997
O edifício número 75 da rua Benjamin Constant foi adquirido e reformado para se adequar às necessidades da entidade que passou a dispor de uma estrutura completa.
1998
Desde 1992, a CAASP oferece de maneira esporádica aos seus participantes exames rápidos de saúde. Mas foi em 1998 que estes se tornaram parte das atividades regulares da entidade.
1999
A crescente demanda por serviços da CAASP tornava premente a descentralização do atendimento aos advogados, que contavam apenas com a sede da capital. Pioneira, Regional de Santos abriu caminho para a criação de regionais em diversos polos importantes do estado.
2003
Quando passou a ocupar sua atual sede a CAASP instalou sua farmácia no mezanino do edifício. Preços de custo e bom atendimento geraram uma demanda que só cresceu desde então. Para melhorar o atendimento a entidade adquiriu o edifício número 55 da Rua Benjamin Constant, onde, em 2003, pôde instalar em definitivo a farmácia que atende milhares de advogados diariamente.
2003
O crescimento da demanda e a descentralização de serviços, prestados também nas sedes regionais e nos Espaços CAASP, exigiram da Caixa de Assistência a busca pela excelência em seus processos, processo coroado pela conquista da Certificação ISO 9001.
2004
A CAASP assume as atividades da Comissão de Esportes e Lazer da OAB-SP. Hoje, a Caixa de Assistência é responsável por atividades que vão muito além do tradicional futebol, como torneios de tênis, xadrez, pesca, voleibol, corrida, ciclismo, surfe e os Jogos da Advocacia Paulista, uma verdadeira olimpíada esportiva realizada a cada três anos.
2006
A Lei Complementar nº 109/2001, que regulamentou o regime de previdência privada, abriu caminho para os estudos da CAASP e OAB-SP para implementação de um fundo previdenciário para os advogados. O esforço de planejamento culminou no plano de previdência complementar OABPrev-SP, lançado formalmente em 2006.
2009
Conhecida como “CAASP Shop”, o site de comércio eletrônico da Caixa de Assistência permite ao advogado adquirir livros e medicamentos pela internet pelos mesmos valores dos postos de atendimento físicos.
2011
Para comemorar seus 75 anos, a entidade lança o livro “CAASP – Uma História de Assistência e Benefícios à Advocacia Paulista”, que registra os principais fatos de sua trajetória até então.
2014
A CAASP passa a informar a economia da advocacia ao adquirir medicamentos e livros nas lojas da entidade com o “Econômetro”, monitores de tv instalados em 35 endereços da Caixa de Assistência
2016
A CAASP moderniza seu Setor de Benefícios, digitalizando todos os processos de concessão de auxílios pecuniários e implementando o processo eletrônico para concessão de auxílios pecuniários.
2019
A CAASP amplia seu rol de eventos festivos aos advogados, advogadas, seus familiares e amigos, além do tradicional Baile da Advocacia, surge o Arraiá da Advocacia, Baile de Carnaval da Advocacia e a Feijoada da Advocacia.
2020
Para minimizar os contratempos causados pela pandemia do coronavírus sobre a advocacia, a CAASP cria o Benefício Alimentar Temporário e socorre a advocacia carente acometida ou não com Covid-19. Mais de 27 mil pedidos foram solicitados.
2020
A entidade lança seu olhar sobre o bem-estar psíquico da classe e passa a promover anualmente uma Campanha de Saúde Mental em que a advocacia pode realizar consulta com psicólogos gratuitamente.
2022
Adriana Galvão Moura Abílio torna-se a primeira mulher a presidir a CAASP em 86 anos de história da instituição.
2022
A CAASP cria salas de aleitamento, chamadas de Espaço Vida, em sua sede e Subseções da OAB SP, além de coworkings com Espaços Kids para advogados e advogadas que desejam conciliar o trabalho com a presença de seus filhos.
2022
Nasce o CAASP Itinerante, projeto que leva às subseções do Interior alguns serviços antes prestados exclusivamente na sede da entidade.
2023
É realizado em Bebedouro os 1ºs Jogos da Advocacia Paulista (JAP), o maior evento esportivo da história da classe no estado. A primeira edição contou com mais de 3 mil atletas.
2023
CAASP inaugura em sua sede na Capital e na Subseção de Ribeirão Preto Laboratórios de análises clínicas em parceria com a São Roque Medicina Diagnóstica para oferecer exames a preços mais convidativos à classe.
2024
Inaugura-se o Centro de Distribuição da CAASP, no centro da Capital, que armazena estoques de produtos farmacêuticos e de perfumaria.
2024
A CAASP inaugura, em Barretos, Casa de Apoio e Acolhimento a advogados em tratamento contra o câncer
2024
CAASP inaugura em Itaquera a primeira Smart Store Espaço Saúde & Bem Estar, que comercializa produtos de perfumaria e suplementos esportivos à advocacia.
2025
Diva Zitto torna-se a primeira mulher negra a presidir a CAASP em 89 anos de história da instituição.
2025
Entidade avança na medicina preventiva em parceria com a Soul+ e inaugura em sua sede uma clínica de vacinação a preços mais convidativos que os do mercado.
2025
De modo inédito, profissionais de diferentes especialidades médicas passam a realizar atendimentos gratuitos na sede da entidade e nas subseções de Campinas e Ribeirão Preto.