Tatuapé, no Master, e Centro, no Legends, vencem Copas de Futebol OAB-CAASP

Por Karoline Pinheiro

Em 4 dezembro 2025


 

Sob um calor implacável, com direito a paradas técnicas para hidratação, as finais da 28ª Copa Master de Futebol e da 4ª Copa Legends, promovidas pelo Departamento de Esportes e Lazer da CAASP, levaram emoção ao Centro Esportivo de Sumaré Vereador José Pereira, no dia 29 de novembro. O dia consagrou Tatuapé e Centro como campeões em uma grande confraternização da advocacia paulista.

Fábio Mariz, responsável pelo setor de Esportes e Lazer, destacou o compromisso da entidade com o esporte: "Toda nossa diretoria trabalha incansavelmente pelo bem-estar da advocacia. Já nos programamos para, em 2026, oferecermos grandes eventos aos colegas, como o JAP e mais campeonatos como esses".

“Saudamos todos os atletas, não apenas os de hoje, mas todos os que participam dos nossos eventos esportivos ao longo do ano”, agradeceu diretora Stella Serafini que também acompanhou as finais.

VEJA FOTOS

 

Copa Master: Tatuapé vence com gol de cobertura

Guarubatão assumiu o protagonismo da final, valorizando a posse de bola e empurrando o adversário para o próprio campo. Tatuapé se mantinha compacto numa linha defensiva baixa à espera do erro adversário. Aos 31 minutos do segundo tempo, em um lançamento que atravessou a intermediária, Cleiton Francisco de Sousa percebeu o goleiro adiantado e encobriu o adversário. Guarubatão tentou reagir, mas o calor e o desgaste pesaram. O apito final confirmou o título inédito do Tatuapé por 1 a 0.

O presidente da Subseção do Tatuapé da OAB SP, Thiago Massicano, entregou a taça aos campeões.

"Estamos há muitos anos buscando esse título. Fizemos uma campanha progressiva e uma bola dá título", celebrou Ricardo Nogueira, capitão do Tatuapé. Do lado do vice-campeão, a filosofia foi de valorizar a trajetória. "Temos chegado às finais recorrentemente. Às vezes se ganha, às vezes se perde. Mas o que fica é a amizade que esse grupo tem", destacou Cláudio Samora Júnior, capitão do Guarubatão, que também levou o prêmio de artilheiro com 15 gols. 

O troféu de defesa menos vazada foi para São Bernardo, com 0,818 gol por partida.

 

Copa Legends: Centro vence sob clima de homenagem

A decisão entre Guarulhos e Centro começou com grande simbolismo. A CAASP oficializou que o torneio passa a se chamar Copa Legends "Marco Antônio Françoso", em homenagem ao atleta de Guarulhos que faleceu durante o campeonato.

Presente nas arquibancadas, Lilian Françoso, viúva do homenageado, recebeu uma láurea do diretor Fábio Mariz em cerimônia emocionante. "Presenciei a dedicação dele por anos aos campeonatos da CAASP, então é com alegria que recebo a homenagem, pois tenho certeza de que onde quer que esteja, ele está feliz também", declarou.

Quando a bola rolou, aos 11 minutos, em cobrança de escanteio precisa, Flávio Nivaldo dos Santos empurrou para o gol. Três minutos depois, o zagueiro Cícero Barbosa dos Santos recebeu cartão vermelho direto, deixando Guarulhos com um a menos. O Centro ampliou aos 6 minutos do segundo tempo com Norival Ferreira. Antônio Carlos Garcia fez o terceiro aos 15 minutos.

Mesmo desfalcado, Guarulhos se recusou a abandonar a partida. A persistência foi premiada aos 34 minutos, quando Nelson Toscani converteu pênalti, marcando o gol de honra e garantindo a artilharia do campeonato com 13 gols. Placar final 3 a 1 para o Centro.

"Guarulhos fez uma excelente campanha, então estávamos preocupados. O gol no início ajudou a tranquilizar a ansiedade de jogar uma final", avaliou Clarisvaldo de Souza, capitão do Centro. Ricardo Braz reconheceu: "Hoje não fomos bem e a expulsão condicionou ainda mais essa queda". O prêmio de defesa menos vazada ficou com Lapa, com 0,67 gol por partida.

 


Já está seguindo o CAASP Podcast?

Clique para saber mais