A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo realiza de 20 de fevereiro a 20 de março a primeira Campanha OAB-CAASP contra o Câncer de Pele. A ação, pioneira, visa a prevenir uma das formas de câncer mais comuns entre a população: segundo o Instituto Nacional do Câncer, os tumores cutâneos correspondem a 33% dos cânceres diagnosticados no Brasil, somando cerca de 185 mil novos casos por ano.
“Trata-se de uma iniciativa inédita no campo da saúde preventiva destinada a advogados e advogadas, que se soma às demais campanhas promovidas anualmente pela CAASP em todo o Estado de São Paulo”, afirma a presidente da Caixa de Assistência, Adriana Galvão.
Segundo o vice-presidente da CAASP, Adib Kassouf Sad, responsável pela área, “a detecção precoce na maioria das vezes impede o agravamento da doença, que em sua forma mais agressiva, o melanoma, pode resultar em quadros muito graves”.
Na Campanha OAB-CAASP contra o Câncer de Pele, advogados e estagiários contarão com subsídio de 50% da Caixa para se submeter a consulta com médico dermatologista. Nos próximos dias, será divulgada a relação das clínicas participantes e iniciada a emissão de guias. Todas as informações necessárias à participação serão publicadas nos meios de comunicação da entidade (site, newsletter, redes sociais).
Uma lesão na pele de superfície elevada, uma pinta preta que muda de cor e formato, uma mancha ou ferida que não cicatriza. Tudo isso pode indicar a presença de câncer de pele, que em suas formas menos graves (os carcinomas) é facilmente tratável e curável se diagnosticado cedo. Já a sua forma mais grave, o melanoma, tem alto potencial de metástase, tratamento complexo e chance de cura de 90%, quando diagnosticado em fase inicial.
Prevenir-se contra o câncer pele é estar atento à hereditariedade e tomar precauções quanto à exposição aos raios solares. No site da Sociedade Brasileira de Dermatologia AQUI encontram-se informações detalhadas sobre a doença.