A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo sabe que a dança alivia o estresse e, dessa forma, contribui para o bem-estar psicológico. Por essa razão, aulas de dança foram integradas às ações permanentes da CAASP no campo da saúde mental. O projeto, iniciativa da diretora Lúcia Bludeni, já é sucesso em várias Subseções da OAB SP. E encontra-se em expansão.
Veja fotos AQUI.
Um bom exemplo é a Subseção de São Miguel Paulista, que resolveu incluir uma apresentação de tango na segunda edição do seu Sarau Cultural. A coreografia foi desenvolvida pela professora Adriana Nogueira, que ministra as aulas todas as quartas-feiras na 110ª Subseção OAB SP.
O Sarau conta com uma variedade de artistas e apresentações e é aberto para a advocacia, para músicos e autores locais. O intuito é promover a cultura no seio da classe, como explica Silvia Brito de Araújo, presidente da OAB São Miguel Paulista: “Queremos incentivar a cultura e o entretenimento dentro da nossa Casa, oferecendo um ambiente descontraído e mostrando que a OAB possui diversas atividades voltadas para o lazer dos advogados. As aulas de dança estão contribuindo para essa missão - trata-se de uma atividade terapêutica que alivia o estresse diário da profissão”.
Além de aliviar o estresse, a dança também ajuda no combate à ansiedade, à depressão e ao esgotamento mental. A mobilidade que proporciona também gera um impacto na memória, no raciocínio e no desenvolvimento das relações interpessoais. Foi pensando nesses benefícios que a Subseção de Vila Prudente resolveu aderir ao projeto.
“Queríamos aumentar a participação dos advogados nas atividades oferecidas pela CAASP, além de melhorar a qualidade de vida dos nossos inscritos. As aulas começarão no dia 6 de junho, estamos muito animados”, celebra Renata Cristina Quadrado, presidente da 103ª Subseção da OAB SP. “As aulas de dança são a nossa maneira de cuidar e incentivar a prática de atividade física, uma aliada tão importante no combate a muitas doenças”, completa.
O presidente da Subseção de Pinheiros, Paulo Sergio Camargo, salienta que as aulas de dança revelam o olhar diferente que a nova gestão da Caixa de Assistência direciona à advocacia: “O projeto vem ajudando muito na integração dos advogados. As aulas estão trazendo ótimos resultados e mostrando o apoio que a classe vem recebendo da Ordem e da Caixa para garantir o seu bem-estar”.
Em Santo Amaro, a dança é vista como uma ferramenta para a melhora do sistema cardiovascular, diminuir dores nas costas, aumentar o fluxo sanguíneo e a capacidade de concentração - tudo prejudicado pelo estresse comum à profissão. O presidente da Subseção, Alexandre Fanti Correia, reforça a importância da prática: “A nossa profissão gera muito estresse e tensão e, quando temos uma atividade diferenciada como as aulas de dança, cria-se uma oportunidade para trabalhar corpo e mente”.
“Os advogados e as advogadas de Santo Amaro estão adorando as aulas. O grupo vem se mantendo unido e a cada aula mais pessoas estão aderindo. A CAASP está de parabéns por essa iniciativa e pode contar com o nosso apoio para qualquer medida que vise à saúde da advocacia”, acrescenta Correia.
Já no Jabaquara, o envolvimento da advocacia é o destaque, como compartilhou Terezinha Fernandes de Oliveira, presidente da Subseção: “O comprometimento da advocacia com as aulas é espetacular. A maioria dos alunos está desde o começo e está empenhado em trazer mais gente. A ideia dessa atividade é funcionar como uma terapia, contribuindo para a saúde dos nossos colegas”.
Na Subseção do Tatuapé, a divulgação é peça fundamental para o êxito do projeto. A vice-presidente, Sandra Regina Pavani Foglia, tomou como missão pessoal difundir as informações sobre a atividade, que é praticada no Sport Clube Corinthians Paulista, mediante parceria (foto). “Incluímos as aulas de dança na nossa agenda oficial e estamos reforçando a importância para a saúde, a convivência entre os colegas e com a família”, explica Pavani. “As aulas estão cumprindo esse papel de aproximar as pessoas, socializa-las, propiciando momentos de autoestima, diminuindo a ansiedade por meio de interações leves e descontraídas”, completa.
Para Carlos Garnica, presidente da OAB de Freguesia do Ó, o objetivo da CAASP e da subseção estão sendo atingidos: “As aulas são um momento de encontro, relaxamento e socialização. O advogado e a advogada possuem uma rotina conturbada e as aulas entregam essa reunião com o outro e consigo mesmo. Estamos divulgando o projeto em todas as redes, em entregas de Carteiras e convidando a advocacia a participar”.
A 100ª Subseção da OAB SP, no Ipiranga, está fortalecendo os laços entre os inscritos nas aulas de dança. A presidente Daniela dos Reis disse que “os advogados e as advogadas estão muito empolgados com a dança. É um momento para eles se desconectarem da vida agitada, fazerem amigos. Realizamos a divulgação pelos perfis oficiais da Casa, mas a divulgação feita pelos próprios participantes possui maior impacto. Estamos pensando em fazer a primeira apresentação na nossa festa junina que se aproxima”.