Com o intuito de propagar a prática da doação por advogados e advogadas, a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil lançou o e-book “Fomento à Cultura de Doação na Advocacia” (faça o download AQUI). Produzido pelas Comissões de Direito do Terceiro Setor, Ação Social e Cidadania da Secional e pela Comissão de Direito do Terceiro Setor da Subseção da OAB Pinheiros, o material traz um passo a passo para que o advogado perceba a importância de contribuir para as mais diversas instituições de caridade, bem como os benefícios fiscais disponíveis para doações de pessoas jurídicas.
O e-book “Fomento à Cultura de Doação na Advocacia” integra a Campanha da OAB SP “Legal é Doar” e contou com apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP e da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo.
Com frequência recorre-se ao espírito humanitário da advocacia. São várias as ações de doação que a CAASP realiza ou incentiva, dentre as quais a mais longeva é para doação de sangue. A Caixa mantém há anos a campanha “Doação que Salva Vidas”, em parceria com o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo. Trata-se de uma ação de mobilização permanente cujos resultados práticos em favor da saúde da população são imediatos: doar sangue e medula óssea. Para participar, basta se dirigir a um dos hemocentros listados AQUI, munido de um documento de identidade com foto.
“É muito importante que os colegas deem vazão ao seu espírito humano e solidário. No caso específico da doação de sangue, trata-se de um gesto rápido, sem qualquer custo, cujo é efeito é nada menos que salvar vidas”, observa a diretora da CAASP Lúcia Bludeni
Neste ano, em fevereiro, a CAASP recebeu um volume significativo de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal, além de recursos via PIX que somaram R$ 7,5 mil, para socorro às famílias vitimadas pelas fortes chuvas que atingiram diversas regiões do Estado.
Voltada à arrecadação de cobertores, os quais foram encaminhados a instituições beneficentes destinadas a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, a CAASP e a OAB SP deflagraram em maio a sua Campanha de Inverno.
Em julho, o Arraiá da Advocacia arrecadou quatro toneladas de alimentos que foram entregues às paróquias São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora da Consolação, da Capital, à associação de amparo à oradia Clínica da Alma, de Itanhaém, e para advogados e advogadas da Subseção da OAB-SP de Carapicuíba que se encontravam em situação de carência.