A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo realiza de 1º de outubro a 29 de novembro, em todo o Estado, a Campanha de Saúde da Advogada 2024, cujo início coincide com as atividades comemorativas do Outubro Rosa, movimento mundial contra o câncer de mama. A ação da CAASP, que abrange também câncer de colo do útero e osteoporose, é destinada a advogadas e estagiárias de Direito, esposas, filhas (acima de 18 anos) e viúvas de advogados. A consulta e os exames terão subsídio da Caixa de 50%.
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As guias de participação devem ser retiradas nas unidades da Caixa de Assistência ou solicitadas de forma remota, pelos seguintes canais: e-mail: unidadesexternas@caasp.org.br; telefone: (11) 3292-4479 / 4455 / 4452; WhatsApp: (11) 95818-4689, a partir do dia 30 de setembro.
A consulta e os exames terão subsídio da Caixa de 50%. Os procedimentos cobertos pela Campanha CAASP de Saúde da Advogada são: consulta com médico ginecologista, exames regulares (papanicolaou, colposcopia, mamografia e densitometria óssea) e, caso sejam necessários, exames complementares (vulvoscopia, biópsias de vagina, colo de útero e de vulva, anátomo-patológico, ultrassonografia das mamas, ultrassonografia pélvico-transvaginal, ultrassonografia transvaginal e criocauterização ou eletrocoagulação de colo uterino).
Outubro Rosa
A história do Outubro Rosa começou na última década do Século XX, quando o laço cor de rosa foi lançado como símbolo da luta contra o câncer de mama pela Fundação “Susan G. Komen for the Cure” e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, no ano de 1990. Em 1997, entidades das cidades americanas de Yuba e Lodi começaram a marcar de modo efetivo o Outubro Rosa, realizando diversas ações de conscientização da população, enfeitando locais públicos com laços cor de rosa, promovendo corridas, desfiles e outros eventos alusivos à causa.
De lá para cá, foram inúmeras as iniciativas em todo o mundo. No Brasil, a primeira delas foi a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo – o Obelisco do Ibirapuera, em 2002. Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama “tingiu” com luz rosa a Fortaleza da Barra, em Santos. Essas ações pioneiras foram marcantes e, hoje, praticamente todas as capitais brasileiras realizam atos em alusão ao Outubro Rosa.
Os dados relativos ao câncer de mama - e ao câncer de colo do útero, também objeto da campanha - são eloquentes no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, projetam-se 74 mil casos por ano até 2025 no país. Quanto ao câncer de colo do útero, a estimativa é que 17 mil brasileiras sejam acometidas da doença entre 2023 e 2025.