Os serviços e benefícios da CAASP foram destaque na 8ª. Conferência Regional da Advocacia, realizada em Sorocaba, no dia 30 de junho. A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo levou ao evento, como aos anteriores, suas Farmácia Móvel e Livraria Móvel, exames de sangue gratuitos (pelo laboratório parceiro São Roque) e produtos de marcas parceiras para desfrute das centenas de participantes. O encontro também foi marcado pelo início da entrega de camisetas do JAP (1ºs Jogos da Advocacia Paulista) aos advogados e advogadas já inscritos - cada subseção será identificada por uma cor específica.
Veja fotos AQUI.
Em seu pronunciamento, a presidente da CAASP, Adriana Galvão, descreveu o megaevento esportivo, do qual farão parte 15 modalidades e que oferecerá transporte a acomodação aos atletas a preços simbólicos. “Será um momento único e inesquecível, em que a advocacia sairá vitoriosa em termos de saúde, interação, convívio e amizade”, disse Adriana. “O esporte, a saúde e os inúmeros serviços, além de uma reestruturação física em atenção às demandas atuais da advocacia constituem a Nova CAASP, cada vez mais próxima dos colegas de todo o Estado”, enfatizou.
Ao lado de Adriana Galvão no painel dedicado à CAASP estiveram os diretores Adib Kassouf Sad (vice-presidente), Solange de Amorim Coelho (tesoureira) e Vilma Muniz de Farias (secretária-geral adjunta). Cada um deles explanou sobre uma área de ação da Caixa de Assistência.
Segundo Adib Sad, nas 45 farmácias da Caixa, distribuídas por todo o Estado de São Paulo, os preços praticados são de custo. Além disso, medicamentos, produtos de higiene pessoal e dermocosméticos, bem como livros jurídicos e da literatura em geral podem ser adquiridos na loja virtual da entidade (caaspshop.com) pelos menos valores, os quais chamou de “imbatíveis).
Solange Coelho, de sua parte, convidou o público a participar das ações de saúde preventiva que a CAASP promove, duas das quais estão em curso: a Campanha da Bia Visão e a Campanha de Saúde Bucal. Solange destacou a parceria da entidade com o Laboratório São Roque, que, além de manter uma unidade da sede da Caixa em que realiza exames laboratoriais a preços bem abaixo dos de mercado, faz uma série de testes sanguíneos gratuitamente nos eventos da advocacia.
Vima Farias, por sua vez, descreveu os auxílios pecuniários oferecidos pela entidade a advogados e advogadas em situação de carência. “Dignidade humana é o que nos move”, sentenciou a dirigente.
Nova advocacia, nova OAB SP
“Ordem ficou muito tempo afastada das reais necessidades da advocacia. Hoje, são 62% de advogados autônomos, que não podem trabalhar sozinhos. Nosso objetivo é dar condições de trabalho a esses colegas, sem prejuízo dos demais”, afirmou a presidente da Secional, Patrícia Vanzolini. A descrever o processo de modernização da instituição e de seus “braços”, componentes do Universo OAB, Patrícia referiu-se à CAASP como “o nosso braço encarregado de cuidar do bem-estar da advocacia”.
Numa extensa programação, a 8ª Conferência Regional da Advocacia lotou o auditório principal da Faculdade de Direito de Sorocaba. Após ouvir as mensagens institucionais da presidente da Secional, Patrícia Vanzolini, do vice-presidente Leonardo Sica, da secretária-geral Daniela Magalhães, do diretor-tesoureiro Alexandre de Sá Domingues e da secretária- adjunta Dione Almeida Santos, o público assistiu a palestra do professor e diretor da ESA, Flávio Tartuce, sobre “Aspectos polêmicos sobre o Direito de Família”; a aula magna sobre “Novos mercados, moda, mídia e entretenimento”, ministrada pela professora presidente da Comissão de Direito da Moda da Secional e membro da Comissão de Propriedade Intelectual do Conselho Federal da OAB Flávia do Nascimento e pelo advogado líder no setor de Mídia e Entretenimento e presidente da Comissão de Mídia, Entretenimento e Cultura da Ordem paulista, José Mauricio Fittipaldi.
A trilha “Turbinando a Carreira” contemplou palestras de Patricia Vanzolini e do advogado, professor, escritor e presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP Afonso Paciléo. Além disso, dirigentes da ESA e da OABPrev-SP também fizeram exposições.
Mais uma vez, compôs a programação uma edição da Conferência Regional da Mulher Advogada, conduzida pela vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, Ana Carolina Lourenço, e que teve participações das presidentes da Ordem e da CAASP, Patrícia Vanzolini e Adriana Galvão, da secretária-adjunta da Secional, Dione Almeida Santos, da presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Sorocaba, Rayane Proença, da coordenadora regional da Mulher Advogada, Maria Cláudia Finessi, e da presidente da OAB Mairinque, Dayani Delago. A palestra principal esteve a cargo de Ana Júlia Kachan, relatora-presidente da Segunda Turma Disciplinar do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP.