Nota de falecimento: Emílio Fontana

Por Karoline Pinheiro

Em 18 dezembro 2025


 

Com profundo pesar, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) comunica o falecimento de Emilio Fontana (1930–2025), ator, advogado, diretor, professor e uma das figuras centrais da história do teatro brasileiro, cuja trajetória se entrelaça de forma indissociável com a advocacia. O sepultamento de Emílio Fontana será realizado hoje, 18 de dezembro de 2025, às 13h, no Cemitério do Araçá (Av. Dr. Arnaldo, 666 – Cerqueira César, São Paulo/SP).

Formado em Artes Cênicas pela Escola de Arte Dramática (EAD) da Universidade de São Paulo, na histórica turma de 1953, sob a direção de Alfredo Mesquita, Emilio Fontana concluiu, em 1956, também a Faculdade de Direito da USP, evidenciando uma formação humanística plural. Iniciou sua carreira como ator, mas encontrou na direção e no trabalho pedagógico seu principal campo de atuação, tornando-se referência na formação de intérpretes.

Sua contribuição estendeu-se de maneira marcante também no meio jurídico. Advogados e advogadas recorreram aos seus métodos para desenvolver a expressão, a comunicação e a presença cênica, e muitos também encontraram, sob sua orientação, o caminho para as artes dramáticas. Centenas de operadores do Direito participaram do Curso Livre Básico Emílio Fontana de Interpretação em Teatro e TV, assim como gerações mais jovens no curso infantil “Fontaninha”.

A Diretoria da CAASP solidariza-se com familiares e amigos e manifesta o desejo de que o trabalho e os ensinamentos de Emilio Fontana sigam inspirando gerações.


Já está seguindo o CAASP Podcast?

Clique para saber mais