Livraria da CAASP faz promoção para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Por Paulo Henrique Arantes

Em 2 abril 2025


 

 

Celebra-se em 2 de abril o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e a CAASP participa das ações relacionadas ao tema, tanto quanto às necessidades das pessoas com TEA (transtorno do espectro autista) como quanto aos seus direitos.

 

É nesse sentido que as livrarias da Caixa de Assistência, tanto as unidades físicas quanto a loja virtual (caaspshop.com.br), oferecem de 2 a 11 de abril descontos de até 40% sobre o preço de capa em uma seleção de livros sobre o TEAConfira AQUI os títulos da promoção.

 

”Se o acesso ao diagnóstico hoje é mais fácil, a jornada que se segue ainda é uma batalha. Autistas têm enfrentado desafios contínuos para garantir o tratamento adequado. Dado que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição crônica, a necessidade de assistência pode perdurar por toda a vida”, afirma o secretário-geral da CAASP, Adib Kassouf Sad, responsável pelo setor de livraria da entidade.

 

 

Já no dia 8 de abril, das 15h às 17h, acontece na livraria da sede da CAASP (Rua Benjamin Constant, 75, Centro, São Paulo / SP), a primeira edição do projeto “Encontro com a Escrita”, sessão de autógrafos do livro “Autismo - Quando o Diagnóstico Chega (Volume 2)”, com a coautora da obra Camilla Varella. As inscrições são limitadas e devem ser efetuada AQUI.

 

Camilla Varella é professora de pós-graduação do Ensino Einstein e colaborou na redação do Lei número 14.454 / 22, que garantiu aos autistas ampla cobertura de tratamento pelas operadoras de saúde. Ela também foi advogada do Tema STF 1.097, que assegurou aos servidores estaduais e municipais de todo o país, que sejam responsáveis por pessoas com deficiência, direito a jornada de trabalho reduzida sem diminuição de salário.

 

Ainda há muito preconceito e desconhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade brasileira, mas, ultimamente, falar de autismo tornou-se mais comum, inclusive na advocacia. Não só porque a classe tem cada vez mais auxiliado autistas e suas famílias a assegurarem o direito a tratamento junto aos planos de saúde, mas também porque há advogados e advogadas autistas ou pais de autistas que precisam ser compreendidos pelos colegas.

 

A evolução da ciência no que diz respeito ao Transtorno do Espectro Autista ajuda a explicar o destaque que o tema ganhou na sociedade. O TEA foi descrito pela primeira vez em 1943, e só em 1992 foi incluído na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (na ocasião CID-10), classificação global padronizada de doenças, distúrbios, condições médicas e causas de morte mantida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, há um curto período histórico de conhecimento e trato da questão, se comparado a outros distúrbios, alguns conhecidos desde o século 6 a.C.


Já está seguindo o CAASP Podcast?

Clique para saber mais