A OAB SP realizou a inauguração da nova sede de sua Escola Superior de Advocacia (ESA), na região da Avenida Paulista, na noite de quinta-feira (31). O evento contou com a presença de cerca de 200 personalidades da classe jurídica. A ocasião marcou também a fundação da Escola de Prerrogativas da Secional. A CAASP esteve representada na cerimônia por seu vice-presidente, Adib Kassouf Sad, para quem tratou-se de “uma data histórica, por tudo que a ESA representa para o aprendizado e o exercício da advocacia contemporânea”.
Pela Caixa de Assistência também compareceram as diretoras Vilma Muniz de Farias (secretária-geral adjunta), Solange de Amorim Coelho (diretora-tesoureira), Lúcia Bludeni e Angélica Carlini.
As novas instalações da ESA ocupam dois andares em um prédio na Rua Cincinato Braga, na região da Avenida Paulista, próxima ao shopping Pátio Paulista e ao hospital Oswaldo Cruz. A nova localização foi escolhida para facilitar o acesso de alunas e alunos, com instalações mais modernas e alinhadas às mais avançadas tecnologias de ensino, proporcionando um ambiente mais favorável ao aprimoramento profissional, cultural e técnico.
Em seu discurso, a presidente da Ordem, Patrícia Vanzolini, mencionou a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade. “A Paulista, embora não seja o centro geográfico da cidade, é o seu centro simbólico, o coração de São Paulo. Trazendo a ESA para o coração da cidade, a gente está querendo dizer o lugar onde a gente acha que a educação deve estar na sociedade. A educação está no centro de tudo e é o coração de qualquer desenvolvimento. Uma sociedade só pode se dizer civilizada se ela se constrói sob a base da educação.”
Diretor da ESA SP, o advogado e professor Flávio Tartuce pronunciou-se com as seguintes palavras: “A nossa escola sempre foi muito forte dentro do contexto jurídico. A nossa ESA é um selo que vale muito, nosso diploma vale muito. Somos a maior escola de advocacia do Brasil. Nós tivemos, em 2022, 110 mil inscritos nos nossos cursos online e, agora, voltamos com tudo para o presencial. Queremos ter salas de aula cheias. Desejo que a gente possa reunir nossos alunos de volta nesse espaço com nova estrutura, com toda a tecnologia, com área de convivência. Tudo pensado para a prática da advocacia”.
A inauguração da Escola Superior de Advocacia na região da Avenida Paulista foi também uma oportunidade para a assinatura da resolução conjunta Nº 1/2023, que cria a Escola de Prerrogativas da OAB São Paulo.