A Subseção de Taquaritinga da OAB SP criou o Projeto “Futebol Feminino Taquaritinga”, um programa social, sem fins lucrativos, que visa a levar o esporte para meninas de baixa renda (foto). A iniciativa partiu do professor de educação física André Vieira, e recebeu apoio da Comissão de Esportes da 75ª Subseção da OAB São Paulo.
“Nossa cidade já possui um projeto similar, porém apenas para os meninos, então aderimos à iniciativa assim que ela nos foi apresentada. Acreditamos que é uma forma de cuidar daqueles que precisam de nós”, declara Fabiana Vieira Vazquez, presidente da Subseção de Taquaritinga.
A iniciativa não recebe subsídios públicos e se mantém apenas com doações privadas para sua manutenção, como custo dos uniformes das meninas e a organização de campeonatos. A Subseção providencia campo de futebol e vestiários.
“O projeto fez um ano em março. No início, contava com um treino por semana, agora já são dois dias diante da demanda e da diversificação de idade entre as meninas. Hoje temos 40 garotas em treinamento, entre seis e 16 anos, e elas são uma alegria para nós”, compartilha Vazquez.
O Projeto “Futebol Feminino Taquaritinga” busca, através do esporte, levar saúde física e mental para as meninas, além de incentivá-las a trilharem um caminho dentro do futebol. Desde o primeiro dia do projeto, a Subseção exerce um papel fundamental nesse desenvolvimento. “Entendemos que o esporte auxilia no bem-estar das pessoas, ocupando o tempo dessas meninas, tirando-as das ruas e mantendo a mente e o corpo ocupados. Tivemos aqui duas meninas do projeto que foram contratadas pela Associação Bebedorense de Esporte e Cultura. É uma iniciativa que muda vidas”, destaca a presidente da 75ª Subseção da OAB SP.
Os treinos são realizados às terças e quintas-feiras, na Subseção de Taquaritinga (Rua Duque de Caxias, 236, Taquaritinga), onde também são realizadas as inscrições para participar do projeto.