A diretoria da CAASP expôs as ações da entidade em um painel exclusivo na 1ª Conferência Regional da Advocacia, realizada em Jundiaí no dia 17 de março. A série de explanações descreveu o papel fundamental da entidade dentro do Universo OAB SP, seus projetos e atividades disponíveis para a advocacia de todo o Estado de São Paulo.
“Não existe entidade de classe neste país que tenha o que a OAB SP e a CAASP tem à disposição da advogada e do advogado”, disse a presidente da Caixa, Adriana Galvão, ao abrir o painel.
O vice-presidente Adib Kassouf Sad convidou o público a conhecer o leque de serviços que a CAASP oferece no campo da saúde, destacando a CAASP Saúde, modelo de saúde suplementar que prescinde da figura da empresa administradora de carteira. Responsável também pelo Clube de Serviços, que conta com 1.500 empresas cadastradas, Kassouf Sad enfatizou: “A atual gestão da OAB SP já conseguiu algumas vitórias para a classe, como a redução da anuidade, mas eu devo lembrá-los que a CAASP também devolve a anuidade para o advogado em forma de benefícios”.
O secretário-geral Leonardo Cedaro falou sobre a CAASP Itinerante: “Hoje, 70 subseções já receberam a visita da nossa equipe. E vocês podem contar que todas as 251 subseções da OAB-SP a receberão. Esse projeto é uma das grandes marcas desta gestão, que busca aproximar a CAASP da advocacia de todo o Estado”.
A tesoureira Solange de Amorim Coelho tratou da responsabilidade financeira da Caixa de Assistência e da desativação de itens ociosos, o que tem permitido à entidade ampliar a assistência a advogados e advogadas carentes, subsidiar campanhas de saúde e modernizar espaços para melhor atender à classe. Assim a dirigente finalizou sua explanação: “Nossas atividades não param e é esta a união que faz a força da nossa entidade”.
Vilma Muniz de Farias, secretária-geral adjunta, fez uma apresentação esclarecedora sobre os benefícios pecuniários oferecidos pela CAASP a advogados e advogadas carentes. E explicou como eles são avaliados pelas câmaras de benefícios, órgãos colegiados de análise dos pedidos de ajuda. “Nós vivemos tempos difíceis e a CAASP conta com benefícios específicos para ajudar os colegas carentes a passar por esses momentos”, sublinhou Farias.
A diretora Lucia Bludeni relembrou o nascimento da CAASP, criada por e para advogados, com o objetivo de prestar assistência aos colegas em dificuldades financeiras. Bludeni ressaltou o quanto esse amparo é hoje diversificado, trazendo como exemplo o mais recente projeto da entidade: aulas gratuitas de dança (salão e jazz) para advogados, advogadas e dependentes. “Trata-se de um projeto-piloto, em implementação em algumas subseções da Capital, mas que certamente será expandido para outras regiões, pois nós entendemos que a dança é uma expressão artística que permite ao advogado relaxar e, portanto, ter uma melhor saúde mental”, declarou Bludeni.
“Minha função na nossa Caixa de Assistência é proporcionar melhorias às estruturas da CAASP nas subseções. Nesse sentido, têm sido numerosas as reformas, as ampliações e a criação de novos espaços. Neste momento, há diversas benfeitorias e reestruturações das unidades da entidade, especialmente as farmácias, além da criação de ambientes como o Espaço Vida, áreas de coworking e cafés”, expôs o diretor Rossano Rossi.
Diretor responsável pelo Departamento de Esportes e Lazer da CAASP, Edivaldo Mendes da Silva, o Barão, fechou o evento apresentando aos participantes da 1ª Conferência Regional da Advocacia os detalhes do JAP - 1ºs Jogos da Advocacia Paulista, a ser realizado de 6 a 10 de setembro de 2023, em Bebedouro. “Convido-os a se inscreverem nesta verdadeira olimpíada da advocacia, com 15 modalidades esportivas e toda uma estrutura pensada para oferecer a advocacia esporte e confraternização”, conclamou Barão.