Diva Zitto vence o 14º Prêmio Doutor Benedicto Galvão

Por Karoline Pinheiro

Em 24 novembro 2025


 

A presidente da CAASP, Diva Zitto, foi a vencedora da 14ª edição do Prêmio Doutor Benedicto Galvão na categoria Advocacia, reconhecimento concedido a personalidades que atuam na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo. A cerimônia ocorreu em 19 de novembro, na sede da OAB SP, na capital, como parte da programação da instituição alusiva ao Dia da Consciência Negra. O evento reuniu autoridades, lideranças do movimento negro e profissionais da advocacia.

 

Em seu discurso, Diva Zitto destacou a importância da presença negra em espaços institucionais. “Se aqui estamos é porque resistimos e insistimos em ocupar este lugar. Ocupem e participam das ações da OAB SP e da CAASP”, afirmou. Ela também reforçou a necessidade de ampliar oportunidades para as novas gerações: “Temos de abrir espaço para quem está por vir”.

 

Diva Zitto concorreu ao Prêmio Doutor Benedicto Galvão ao lado da advogada Alcione Cerqueira Julian, liderança do Movimento da Mulher Negra Brasileira, e com o advogado Ricardo Floretino Brito, coordenador do Procon Racial. A honraria foi entregue pela presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB SP, Rosana Rufino.

 

Advogada com atuação nas áreas Cível, Trabalhista e Previdenciária, a atual presidente da CAASP acumula uma trajetória marcante na luta antirracista, com passagens pela presidência do Movimento da Mulher Negra Brasileira (MMNB) e pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Santana, além da coordenação da Comissão Especial da Verdade Sobre a Escravidão Negra da OAB SP.

 

Além de Diva Zitto, foram reconhecidos na XIV edição do prêmio: Aline Odara, na categoria Personalidade Pública, Alessandra Laurindo, em Ativismo Social, o Observatório Opará, em Educação e Pesquisa, o portal Notícia Preta, em Comunicação, e o Procon Racial, em Iniciativa Institucional.

 

A cerimônia incluiu uma aula magna do juiz do Trabalho Laércio Lopes, da 2ª Vara de Santana de Parnaíba, reconhecido por decisões que levam em conta desigualdades estruturais no mundo do trabalho. Ele recebeu uma láurea de menção honrosa do prêmio.

 

O evento contou ainda com a presença da secretária-geral adjunta da OAB SP, Viviani Scrivani; da presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB SP, Rosana Rufino; do tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues; da presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB São Paulo, Camila Torres; da diretora do Sindicato dos Advogados de São Paulo (SASP), Sandra Monção; da presidente da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB São Paulo, Cristiane Natachi; do conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Cristiano Scorvo; do presidente da Comissão de Direito Antidiscriminatório do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Carlos Santana; e da conselheira seccional da OAB SP e primeira mulher a presidir a Comissão da Igualdade Racial da OAB São Paulo, Carmen Dora de Freitas Ferreira.

 


Sobre o Prêmio Doutor Benedicto Galvão - Criado em 2012 pela Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, o prêmio faz referência ao primeiro presidente negro da instituição, Benedicto Galvão, que conduziu a Ordem entre 1940 e 1941, durante o afastamento do presidente da época, Noé Azevedo.

 

 


Já está seguindo o CAASP Podcast?

Clique para saber mais