O Expominas, em Belo Horizonte, tornou-se o epicentro jurídico brasileiro ao abrigar a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, um evento monumental - o maior da América Latina - organizado pelo Conselho Federal da OAB e pela Secional de Minas Gerais. O Universo OAB SP esteve presente desde o primeiro dia (27) e a CAASP levou aos participantes sua estrutura de serviços e benefícios, num amplo estande de atendimento e interação (foto)
“Agradeço a todos os colegas que estão aqui presentes, prontos para discutir as questões da advocacia, interagir e tornar nossa profissão cada vez mais o esteio da democracia brasileira”, declarou a presidente da CAASP, Adriana Galvão. O lado dela estavam os diretores Adib Kassouf Sad (vice-presidenteia ), Vilma Muniz de Farias (secretária-geral adjunta), Solange de Amorim Coelho (tesoureira) e Lúcia Bludeni.
A entidade assistencial paulista também produziu uma camiseta e uma ecobag com uma ilustração exclusiva, cujos recursos advindos das vendas serão revertidos ao Instituto Maria da Penha, que ampara mulheres vítimas de violência doméstica.
A solenidade de abertura da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, sob o tema central “Constituição, Democracia e Liberdades”, foi marcada por discursos inspiradores, homenagens emocionantes e compromissos jurídicos significativos, dando o pontapé inicial a um evento com cerca de 20 mil operadores do Direito.
Leia aqui a íntegra do discurso do presidente do CFOAB, Beto Simonetti.
A Conferência Nacional homenageou o relator da Constituição de 88, ex-presidente da OAB Nacional e ex-ministro Bernardo Cabral, agraciado com a medalha Ruy Barbosa, a mais alta honraria da Ordem dos Advogados do Brasil. "Esta é a maior honraria que eu poderia receber em minha vida, e a recebo da minha classe!", agradeceu Cabral. A Conferência também reverenciou a memória de Jair Leonardo Lopes, agora reconhecido como patrono da advocacia mineira, e prestou homenagem a Alberto Simonetti Cabral Filho (in memoriam), patrono da advocacia nacional.
A plenária de abertura encerrou-se com palestra do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luis Roberto Barroso, que anunciou seu compromisso em levar ao plenário do STF a proposta de retorno das ações penais para as turmas do tribunal, permitindo julgamentos presenciais e sustentação oral. Além de Barroso, os ministros do STF Dias Toffoli e Edson Fachin também estavam presentes.