No dia 10 de junho, os atores Deo GarcezeSoraia Arnoni, protagonistas da peça "Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade", foram recebidos na sede da CAASP e da OAB SP. A visita marcou um momento simbólico e comovente: a volta de Luiz Gama, ainda que em forma de arte, à casa da advocacia paulista. O espetáculo, que tem patrocínio das entidades da advocacia, estreiou pela primeira vez na cidade onde o abolicionista viveu, trabalhou e defendeu centenas de pessoas escravizadas.
A recepção aos artistas foi feita pela presidente da CAASP, Diva Zitto, e pela secretária-geral adjunta da OAB-SP Viviani Scrivani. Para Diva Zitto, a peça representa um ato de justiça histórica: "Participar do resgate histórico da memória de Luiz Gama à sua casa é uma honra e um dever da nossa gestão. Fazê-lo por meio da cultura, oferecendo essa experiência à advocacia, reafirma nosso compromisso com a história e a justiça.”
Além das dirigentes da CAASP e da OAB SP, também estiveram presentes no encontro com os atores os membros da OAB Santo Amaro Ivan Matos e Ricardo Brito, e os conselheiros seccionais Sandra Regina Monção e Wanderson Martins Rocha.
Em cartaz há 10 anos na cena teatral, a peça chegou à capital paulista para apresentação única no dia 11 de junho, às 19h, no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, graças à iniciativa da Subseção de Santo Amaro, por meio de sua Comissão de Cultura e Eventos, e patrocínio da OAB SP e da CAASP.
"Luiz Gama é um personagem histórico que por muito tempo foi inviabilizado. O interpreto com todo amor e meu compromisso com o direito e com a igualdade. Fazer esse espetáculo é fazer reparação. É contribuir para que sua luta continue, pois este país ainda é muito desigual”, declarou Deo Garcez, que dá vida a Luiz Gama.
Soraia Arnoni, que interpreta Luiza Mahin, mãe do abolicionista e líder de levantes como a Revolta dos Malês, também compartilhou sua reflexão: “Luiz Gama teve uma relação conflitante com as instituições de poder. Por isso, vê-lo voltar, por meio dessa peça, ao lugar onde exerceu a advocacia, é profundamente significativo ."
Com direção de Ricardo Torres, "Luiz Gama: Uma Voz Pela Liberdade" faz um mergulho na trajetória do homem negro, ex-escravizado, autodidata, poeta, jornalista e advogado que libertou mais de 500 pessoas escravizadas nos tribunais do Brasil Imperial. O espetáculo combina drama, humor e sátira, ressaltando a atualidade das ideias de Gama e promovendo reflexão sobre a exclusão social ainda presente no país.