“Chegam comigo todas as mulheres negras que lutaram para ocupar espaços no Direito”, afirma Diva Zitto ao ser empossada presidente da CAASP

Por Paulo Henrique Arantes

Em 20 fevereiro 2025


 

 

A solenidade de posse das diretorias da OAB SP e da CAASP eleitas para triênio 2025-2027, bem como dos novos conselheiros seccionais e federais, ficará marcada como aquela em que, pela primeira vez na História, a advocacia pôde aplaudir de pé a ascensão de uma mulher negra à presidência da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo.

 

Aberta sob peças musicais de Vivaldi a Villa-Lobos, executadas pela Orquestra do Conservatório Carlos Gomes, regida pelo maestro Ricardo Calderoni, a cerimônia na Sala São Paulo coroou em grande estilo uma campanha vitoriosa, que pôs Diva Zitto à frente da CAASP, a compor o Universo OAB SP ao lado da Seccional, agora presidida por Leonardo Sica. A posse dos novos dirigentes foi formalizada em ato do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.

 

 

 

Em seu discurso, Diva Zitto avisou que não chegou sozinha ao comando da Caixa de Assistência: “Chegam comigo todas as mulheres negras que lutaram para ocupar espaços no Direito, todas as advogadas e todos os advogados que enfrentam desafios diários para exercer sua profissão com dignidade. Chega comigo a advocacia negra, que trabalha para erradicar a desigualdade racial, buscando movimentar, incluir e transformar a advocacia, assim alterando as relações de poder”.

 

A presidente da CAASP enalteceu o papel social histórico da advocacia, sempre tendo à sua frente a Ordem dos Advogados do Brasil: “A História nos ensina que a advocacia sempre esteve presente nos momentos cruciais de transformação social, e será assim enquanto houver desigualdade, injustiça e exclusão. Defender a advocacia é defender a sociedade”.

 

 

 

Diva Zitto descreveu a CAASP como “um pilar essencial para que a advocacia possa se manter firme, com saúde, bem-estar e dignidade”. E reforçou o compromisso de “ampliá-la, modernizá-la e fazer com que cada advogado e cada advogada do Estado de São Paulo sinta que a entidade é sua aliada de verdade”.

 

Dirigindo-se aos presidentes de subseção, Diva sentenciou: “Abraçaremos as iniciativas locais pertinentes e as tomaremos como metas a serem atingidas. Continuaremos a levar os serviços da Caixa até onde a advocacia estiver. A CAASP não está apenas aberta a todos vocês - a CAASP é de vocês”.

 

 

Junto com a presidente Diva Zitto foram empossados os diretores da Caixa de Assistência Jorge Andreotti (vice-presidente), Adib Kassouf Sad (secretário-geral), Solange de Amorim Coelho (secretária adjunta), Pedro Iokoi (tesoureiro), Fábio Mariz, Fábio Gaspar, Maria Lúcia Robalo, Stella Serafini e Tatiana Adoglio. Advogados e advogadas que, nas palavras da presidente, “formam um time forte e unido para transformar e evoluir a CAASP, para fortalecer nossa advocacia e nossos serviços”.  

 

A voz de todos

 

A força da advocacia unida e a capacidade de dialogar com todos os agentes da sociedade civil - esses dois pontos podem sintetizar o discurso de posse do presidente da OAB SP, Leonardo Sica. Que destacou não admitir, sob quaisquer argumentos, a substituição das sustentações orais de advogados por manifestações gravadas, tema na ordem do dia da advocacia: “Não vamos permitir restrições à nossa voz, porque a nossa voz, a voz da advocacia, é a voz de todos”.

 

 

Após enaltecer a gestão de sua antecessora, Patrícia Vanzolini, e antecipar projetos da administração que se inicia, Sica comprometeu-se a atuar, junto com sua diretoria, “para que a advocacia possa trabalhar com dignidade e independência”. E fez sua análise do momento político por que passa o país: “As guerras ideológica e cultural estão matando nossa capacidade de dialogar. Todos queremos viver num mundo mais justo, queremos uma sociedade livre dos males que contaminam o debate público”.

 

Agora conselheira federal da OAB por São Paulo, Patrícia Vanzolini rememorou os desafios e as conquistas de sua gestão à frente da Seccional. E foi efusivamente aplaudida quando defendeu eleições diretas para o Conselho Federal da Ordem: “É um compromisso com toda a advocacia brasileira. O tempo de mais democracia no nosso processo interno chegou”.

 

 

Último a discursar na solenidade que lotou a Sala São Paulo, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, reconheceu a importância de o Conselho Federal tratar do tema das eleições diretas para seus quadros. “Vamos realizar o debate de qualquer tema que seja levado do Conselho Federal”, garantiu.

 

Simonetti disse ver a OAB SP como “pilar na defesa da democracia e da cidadania”, caraterística que “se renova com a eleição de Leonardo Sica”. E aproveitou para reiterar que a Ordem ocupa-se das questões inerentes à advocacia e à Justiça, não se envolvendo institucionalmente em questões político-partidárias: “A OAB nunca foi nem será de esquerda ou de direita. Nossa bandeira é a advocacia e a luta por seus direitos, bem como a defesa do devido processo legal”.

 

 

Outras vozes

 

Representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário prestigiaram a posse dos novos dirigentes da OAB SP e da CAASP. E deixaram seu recado.

 

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que a advocacia “é fundamental para garantir direitos individuais, direito ao contraditório, direito à democracia”.

 

Por sua vez, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado, ressaltou que “a OAB sempre exerceu um papel fundamental na defesa do Estado Democrático de Direito”.

 

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, afirmou que “o Ministério Público é um aliado da OAB SP em suas lutas pelas prerrogativas da advocacia, mesmo que promotores e advogados muitas vezes estejam em lados opostos”.

 

Já o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Torres Garcia, disse que “o Poder Judiciário de São Paulo sempre reconheceu a árdua missão da advocacia”, e que, “quando o advogado não tem liberdade para trabalhar, é a democracia quem sofre”.

 


Já está seguindo o CAASP Podcast?

Clique para saber mais