CAASP celebra o Outubro Rosa: um dia de solidariedade e empatia

Por Paulo Henrique Arantes

Em 23 outubro 2024


 

 A celebração do Outubro Rosa na sede da CAASP, em 22 de outubro, pode ser classificada como um dia de interação solidária. A empatia da classe para com mulheres com câncer de mama foi manifestada de várias formas, seja pela doação de cabelos, seja pela confecção de aréolas de silicone para atender àquelas que passaram por procedimentos de reconstrução mamária, numa ação realizada pelo Instituto Living Sculpture, seja pela aquisição de utensílios produzidos pela ONG Tereza Vale a Pena, dedicada à ressocialização de mulheres egressas do sistema prisional.

 

FOTOS

 

      A programação foi coroada com as exposições das médicas Taís Chebat Watanabe, ginecologista e mastologista do Hospital Sírio Libanês, e Marina Marçal, especialista em Mastologia e Oncologia Ginecológica pela USP Ribeirão Preto, que ao final responderam a questionamentos do público. Watanabe destacou que 95% dos casos de câncer de mama devem-se majoritariamente a fatores hereditários, mas o risco da doença pode ser minimizado com exercícios físicos, redução da obesidade, do consumo de álcool e do tabagismo. “O ambiente hormonal também influencia no risco do câncer de mama, ao passo que gravidez e amamentação são fatores protetores”, ensinou a ginecologista.

 

      Marina Marçal, por sua vez, apontou a saúde mental como fator primordial para que a mulher seja bem-sucedida tanto na prevenção quanto na luta contra o câncer de mama. Ela ilustrou sua explanação relatando o caso de sua mãe, cujas implicações psicológicas - dela e da família - contribuíram para o progresso da doença: “Uma história de depressão mexeu muito com a nossa vida. Se não tratarmos da saúde mental, não conseguiremos vencer essa doença”.

 

      O público se emocionou com o pronunciamento da advogada Sílvia Brito de Araújo, presidente da Subseção da São Miguel Paulista da OAB SP, que venceu o câncer de mama: “A vitória depende de nós. Quando descobrimos a doença, perdemos o chão, por isso o lado psicológico é fundamental. É preciso ter fé - a fé remove montanhas”.

 

      A celebração do Outubro Rosa na sede da CAASP, uma ação conjunta com a Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, ofereceu às advogadas ao longo do dia exame de bioimpedância (pela Total Pass) e massagem expressa (pelo Laboratório Alquimia) gratuitamente.  A Morana concedeu 10% de desconto em novas coleções de semijoias e 50% nas demais, e By Paty Modas, 10% de desconto em seus produtos.

 

     Prestigiaram o evento a presidente da CAASP, Adriana Galvão, os diretores Adib Kassouf Sad (vice-presidente), Vilma Muniz de Farias (secretária adjunta) e Solange de Amorim Coelho (tesoureira), e a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Isabela Castro de Castro.


Já está seguindo o CAASP Podcast?