Livros jurídicos na CAASP: agora também para escritórios de advocacia

Por

Em 1 setembro 2010


Os escritórios de advocacia cadastrados na OAB agora podem adquirir livros de Direito, como pessoas jurídicas, nas livrarias da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo. Trata-se de uma inovação na prestação de serviços de livraria pela Caixa e constitui o passo inicial de uma ampla ação para incentivar a atualização profissional, a qual inclui a ampliação das bibliotecas dos escritórios. Nesse sentido, CAASP, OAB-SP, Cesa (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) e Sinsa (Sindicado das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro) assinaram no dia 31 de agosto um convênio em que as quatro entidades comprometem-se a estimular a compra de obras jurídicas pelos escritórios nas livrarias da Caixa.  

 

   Segundo o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho, as condições oferecidas aos escritórios serão as mesmas dadas aos advogados, tanto em termos de descontos quanto no que diz respeito a parcelamentos. “Nas livrarias da Caixa as obras jurídicas custam em média 25% menos que no mercado e as aquisições podem ser parceladas em até cinco vezes. As compras pelas sociedades de advogados, em nome de suas pessoas jurídicas, poderão ser feitas em qualquer uma das 33 livrarias da entidade e, em breve, também pela loja virtual CAASP Shop”, explica Canton.

 

   A formalização da parceria ocorreu durante reunião das sociedades filiadas ao Cesa, no Renaissance São Paulo Hotel, em São Paulo. Na oportunidade, o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, salientou que a venda de livros aos escritórios na qualidade de pessoas jurídicas “corrige uma distorção”, que permaneceria se apenas os advogados, pessoas físicas, continuassem autorizados a comprar na CAASP. “O advogado compra os livros para seu estudo e seu trabalho. A sociedade os compra para manter sua biblioteca e para que seus quadros possam estudar e se atualizar – a finalidade é a mesma”, observou D’Urso.

 

   “Com certeza este convênio é o primeiro de muitos que virão para que as sociedades de advogados beneficiem-se dos serviços prestados pela CAASP, e não apenas o advogado individualmente”, prevê o presidente do Cesa, José Luiz Salles Freire. O presidente do Sinsa, José Eduardo Haddad, diz que a parceria confirma a importância dos escritórios na realidade atual do Direito: “O mercado de trabalho vem se ampliando e as sociedades de advogados são instrumentos de absorção dessa mão-de-obra. Este convênio facilitará a vida dos escritórios – inclusive dos pequenos, que estão começando agora e querem montar um acervo abrangente”.

  

  “A medida é importante para a gestão interna dos escritórios, que poderão planejar suas compras e ampliar suas bibliotecas, investindo na qualificação dos seus quadros”, afirma Anis Kfouri Jr., diretor responsável pelas livrarias da Caixa de Assistência. Segundo Kfouri, o convênio terá também relevância estratégica para a Caixa: “O aumento do volume de vendas em nossas livrarias nos assegurará condições comerciais ainda melhores, e todas as vantagens daí decorrentes serão repassadas aos advogados”.

 

   O conselheira seccional Moira Huggard-Caine, que é também diretora administrativa e financeira do Cesa, foi quem propôs a parceria à diretoria diretoria da Caixa de Assistência. “As sociedades de advogados não tinham como fazer compras como pessoas jurídicas nas livrarias da CAASP. Essa medida é muito importante para os pequenos, médios e grandes escritórios, pois vai permitir que diminuam seus custos”, ressalta, adiantando que o Centro de Estudos irá estimular a compra de obras jurídicas na Caixa por meio do seu sistema de comunicação, que engloba informativos mensais, newsletters e outros veículos.

 

      A parceria com o Cesa e o Sinsa soma-se a outras duas inovações já implementadas pela CAASP nesta gestão no âmbito da formação e do conhecimento – a Livraria Móvel e a Livraria Infantil. A primeira leva obras jurídicas a eventos da advocacia, onde podem ser adquiridas pelas mesmas condições oferecidas nas unidades de atendimento da Caixa. A segunda disponibiliza livros escolares e da literatura infanto-juvenil para os filhos dos advogados com as mesmas vantagens das obras jurídicas.

 

   A CAASP conta hoje com 33 livrarias – uma em sua sede (na capital, à rua Benjamin Constant, 75) e 32 em sedes regionais. Há 7.500 títulos jurídicos disponíveis. Além disso, o advogado pode solicitar a obra que desejar em qualquer um dos 180 Espaços CAASP espalhados por todo o Estado. Na capital, podem ser feitos pedidos pelo telefone (11) 3292-4400. Todas as publicações também podem ser adquiridas por meio virtual na CAASP Shop (www.caaspshop.com.br).

 


Já está seguindo o CAASP Podcast?

Veja mais Institucional

Clique para saber mais