Notícia: CAASP marca presença na Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

Quarta-Feira, 29 de Novembro de 2017

CAASP marca presença na Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

A CAASP, ao lado das demais Caixas de Assistência dos Advogados do país, foi uma das instituições protagonistas da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, realizada de 27 a 30 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A atividade em prol daqueles advogados em situação de penúria, notadamente os impossibilitados de exercer a profissão por problemas de saúde, é cada vez mais vista como essencial à classe, como ficou claro no evento. E a essa ação fundamental somam-se dezenas de serviços já enraizados no cotidiano da advocacia paulista, como farmácias, livrarias e consultórios odontológicos próprios, rede médica referenciada, campanhas de saúde preventiva e um Clube de Serviços com mais de três mil empresas conveniadas, entre outros.

Os serviços da CAASP foram assunto recorrente entre os 20 mil participantes que lotaram o Anhembi no maior evento jurídico da história, boa parte dos quais realizou exames rápidos de colesterol, glicemia, hepatite C e massa corporal no estande compartilhado entre a Caixa de Assistência, a OAB-SP e a OABPrev-SP, fundo de previdência da Advocacia. No concorrido espaço, operadores do Direito de todo o país também puderam ver o rosto, com muito bom humor, desenhado por caricaturistas.

Braço humano da Ordem, como é chamada, a CAASP, junto com a OABPrev-SP e a ESA (Escola Superior de Advocacia), foi tema de painel no 38º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-SP, evento simultâneo à Conferência. Após descrever as ações da Caixa de Assistência, o presidente da entidade, Braz Martins Neto, afirmou: “Nós, advogados, sabemos da nossa luta e das nossas adversidades, principalmente no que diz respeito à saúde. É nesse campo que a CAASP adquire ainda mais relevância, pois garante condições de vida digna aos colegas em dificuldade”. Martins Neto informou que, em 2017, o total economizado pela classe nas farmácias e livrarias da Caixa deve superar os 60 milhões de reais, e que cerca de 1.200 advogados terão recebido auxílio pecuniário ao final do ano.

Para o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, “a Caixa é o orgulho da advocacia, sendo que não há nada similar em outra profissão”. Segundo o vice-presidente da Secional, Fábio Romeu Canton Filho, que presidiu a CAASP por duas gestões, “a importância da Conferência Nacional para a política de assistência é justamente a difusão dos serviços que a Caixa presta de forma indistinta, atendendo a advocacia carente em todas as 234 subseções da OAB”.

Além do presidente Braz Martins Neto, os diretores da CAASP Arnor Gomes da Silva Júnior (vice-presidente), Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra (secretário-geral), Alexandre Ogusuku (secretário-geral adjunto), Jorge Eluf Neto (tesoureiro), Adib Kassouf Sad, Célio Luiz Bitencourt, Jairo Haber e Rossano Rossi participaram da Conferência Nacional ora representando a entidade em painéis e eventos especiais, ora dialogando com a advocacia ao longo dos 60 mil metros quadrados do Anhembi que abrigaram a convenção.

“Todas as Caixas estão aqui representadas para que se aprofunde a comunhão e se definam novas diretrizes assistenciais aos advogados. Essa troca de conhecimentos afeta positivamente a advocacia como um todo”, observou Arnor Gomes da Silva Júnior. “A ideia da Conferência é de união, e não deixa de ser um momento de mostrar tudo que as Caixas oferecem como supedâneo para os advogados e suas famílias”, salientou Rodrigo Lyra.

Jorge Eluf Neto destacou o fato de a advocacia ser a única categoria profissional a contar com uma estrutura assistencial exclusiva com alcance tão amplo e diversificado quanto o proporcionado as Caixas de Assistência. “Não existe outra profissão no Brasil que conte com uma entidade a dar tal suporte em matéria de prevenção à saúde e também em outras áreas”, assinalou o diretor-tesoureiro.

Uma equipe da CAASP trabalhou ao lado dos funcionários da Secional e do Conselho Federal na organização da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, conforme lembrou Adid Sad. E o diretor disse mais: “A Caixa acaba tendo uma participação importante não apenas na organização do evento, mas em favor de todo o país ao mostrar o que oferece aos advogados que se encontrem em situação de dificuldade, seja ela permanente o temporária, e também mediante seus convênios e parcerias, os quais podem trazer benefícios imediatos, a médio ou a longo prazo”.

Jairo Haber, por sua vez, destacou a crescente demanda pelas campanhas de saúde preventiva que a CAASP realiza anualmente em todo o Estado de São Paulo, fração das quais esteve à mostra no evento. “Vimos aqui uma procura maciça pelos testes rápidos de colesterol, glicemia, pressão arterial, hepatite C e outros. Isso demonstra que a advocacia cada vez mais reconhece nas ações preventivas a maneira mais eficaz e menos custosa de cuidar da saúde. Essa percepção é fruto de um intenso trabalho de conscientização que a Caixa desenvolve”, avaliou Haber.

“A Conferência Nacional foi uma oportunidade excepcional para que as Caixas de Assistência de todo o país trocassem experiências, aproximando-se de modo a que as atividades exitosas de umas sejam assimiladas por outras. Isso é muito importante”, assinalou Rossano Rossi.

Fotos de Cristóvão Bernardo (Braz Martins e painel) e José Luís da Conceição (exames e caricatura)


+ Mais Notícias