Conteúdo da página: Posto Visto Americano

Posto Visto Americano

Visto de entrada nos EUA: Consulado americano suspende benefício aos advogados

Chega ao fim o benefício com que os advogados inscritos da OAB-SP contavam para obter visto de entrada nos Estados Unidos. O Consulado dos EUA em São Paulo suspendeu o convênio que mantinha desde 2010 com a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), pelo qual operadores do Direito e seus familiares eram poupados das filas de espera às portas da instituição diplomática para agendamento de entrevista. Segundo autoridades consulares, a diferenciação até então oferecida aos advogados conflitaria com a nova linha adotada pela diplomacia americana, que pretende agilizar a concessão de vistos aos brasileiros de modo indistinto.

Independentemente do fim do convênio, a CAASP manteá no segundo andar de sua sede (Rua Benjamin Constant, 75, Centro, Capital) um profissional treinado para orientar o advogado quanto ao preenchimento do formulário exigido para solicitação do visto, bem como a maneira correta de encaminhá-lo.

O convênio entre a CAASP e o Consulado dos Estados Unidos foi firmado em junho de 2010, estabelecendo que a entidade assistencial intermediaria em nome dos advogados e de seus familiares os procedimentos burocráticos perante o órgão diplomático para a concessão de vistos de entrada em território americano. Para tanto, destinou-se um espaço exclusivo à parceria na sede da Caixa de Assistência, o qual vinha registrando 500 atendimentos por mês.

Lista de Documentos Necessários.
Rascunho do formulário modelo DS 160 para pedido de visto de entrada nos EUA