Notícia: Advogados de oito cidades prestigiam 14ª Conferência Regional da Advocacia, em Marília

Segunda-Feira, 31 de Julho de 2017

Advogados de oito cidades prestigiam 14ª Conferência Regional da Advocacia, em Marília

Advogados de oito subseções da OAB-SP lotaram o auditório do Quality Sun Valley Hotel, em Marília, no dia 28 de julho, para a 14ª Conferência Regional da Advocacia. A programação abrangeu, a partir das 14h, a palavra de dirigentes da Ordem, da CAASP e da subseção anfitriã, seguida de oito seminários temáticos. Paralelamente, a Caixa de Assistência realizou exames de colesterol, glicemia, pressão arterial e hepatite C, todos gratuitos e com resultados na hora. A Livraria Móvel da Caixa instalada no local vendeu obras jurídicas e da literatura em geral com descontos entre 25% e 45%. De manhã, as diretorias da Secional, da CAASP e das subseções participantes (Assis, Cândido Mota, Garça, Marília, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista e Santa Cruz do Rio Pardo) tiveram reunião de trabalho para encaminhamento de questões administrativas.

Pela CAASP compareceram o vice-presidente Arnor Gomes da Silva Júnior, o secretário-geral adjunto, Alexandre Ogusuku, e o diretor Célio Luiz Bitencourt. O vice-presidente discursou representando o presidente Braz Martins Neto. Arnor traçou o perfil histórico da Caixa de Assistência, criada há 86 anos para socorrer os advogados em situação de penúria, até chegar à atualidade, quando a entidade “dá retorno aos mais de 300 mil colegas que contribuem com a OAB-SP”. O dirigente anunciou o início, em 14 de agosto, de três campanhas preventivas de saúde em todo o Estado: Pró-Vida, Boa Visão e Saúde da Advogada, que acontecerão até 30 de novembro. “A Caixa arcará com 50% do custo dos procedimentos”, informou.

“Nós estamos juntos com a Secional onde ela estiver. Somos parceiros, assim como somos parceiros das subseções”, enfatizou Arnor Gomes da Silva Júnior.

O pronunciamento do vice-presidente da OAB-SP, Fábio Romeu Canton Filho, que representou o presidente Marcos da Costa, focou-se na indispensabilidade do advogado em todos os meios de solução de conflitos, como prevê a Constituição, tanto em instâncias judiciais quanto em organismos de mediação. “O advogado não é amante do litígio. É amante do Direito”, sentenciou Canton. “A advocacia é indispensável, prova disso é que esteve presente em defesa da democracia em todos os momentos agudos da nossa história”, salientou, e frisou: “Alguns não gostam dos advogados, até que precisem de nós”.

Canton destacou ainda o “tratamento indistinto” que a Ordem confere à advocacia de todo o Estado, esteja ela no Interior ou na Capital, e confrontou aqueles que desrespeitam as prerrogativas profissionais da classe: “Ofensas às nossas prerrogativas são e sempre serão repudiadas de forma imediata e veemente pela OAB-SP”.

Ao lado do vice-presidente Fábio Romeu Canton Filho estavam o secretário-geral da Ordem, Caio Augusto dos Santos, coordenador do evento, e os conselheiros secionais Ricardo Hiroshi Botelho Yoshino, José Meirelles Filho, Antonio Carlos Roselli, Tayon Soffener Berlanga, João Emílio Zola, Edson Reis, Ailton Gimenez, Fabrício Klébis e Margarete Lopes. Encarregaram-se dos seminários temáticos Fernando Salles Freire, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Cid Veira de Souza Filho, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Kátia Boulos, presidente da Comissão da Mulher Advogada, Aislan de Queiroga Trigo, presidente da Comissão de Assistência Judiciária, Leandro Nava, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Renata de Carlis Pereira, presidente da Comissão OAB Concilia, e Júlio César Fiorino Vicente, vice-presidente do Conselho Curador da Escola Superior de Advocacia.

Em sua fala, o presidente da Subseção de Marília, Marlúcio Bonfim Trindade, afirmou que “a OAB Marília anda de mãos dadas com a Secional, e isso tem dado muito certo”.

O vice-presidente da OAB-SP, Fábio Romeu Canton Filho, o secretário-geral Caio Augusto dos Santos e o vice-presidente da CAASP, Arnor Gomes da Silva Júnior, receberam o título de “Visitante Ilustre de Marília” das mãos do presidente da Câmara Municipal, Wilson Damasceno.

A Ordem a Caixa de Assistência homenagearam o decanos da advocacia da região, quais sejam: Francisco Maldonado Júnior (Assis), Antonio Jabur (Cândido Mota), Neusa de Sá Funchal Barros (Garça), Júlio da Costa Barros (Marília), Ivan José Benatto (Ourinhos), Arivaldo Moreira da Silva (Palmital), Genésio Correa de Moraes Filho (Paraguaçu Paulista) e Yutaka Sato (Santa Cruz do Rio Pardo).


+ Mais Notícias