.

Notícia: Câmaras de Benefícios da CAASP já analisam processos por meio digital

Quarta-Feira, 5 de Outubro de 2016

Câmaras de Benefícios da CAASP já analisam processos por meio digital


Abrindo o processo de análise e concessão de auxílios pecuniários por meio digital, realizou-se no último dia 4 de outubro a primeira sessão de uma Câmara de Benefícios da CAASP em que os relatores trabalharam com equipamento eletrônico (notebooks) fornecido pelo Caixa de Assistência e troca de dados pela internet (foto). Coube à 5ª Câmara inaugurar o novo sistema.

“Os notebooks agilizarão os trabalhos e proporcionarão um melhor detalhamento de informações dos processos em julgamento nas reuniões do colegiado”, declarou o secretário-geral adjunto da CAASP, Alexandre Ogusuku.

Os relatores, com logins e senhas intransferíveis, puderam consultar e analisar toda a documentação e laudos sociais de advogados que solicitam auxílio à Caixa de Assistência.

De acordo com Maria Célia do Amaral Alves, diretora da CAASP e presidente da 5º Câmara de Benefícios, o avanço tecnológico não desumanizará as decisões. “Toda a modernização incorporada só vem a somar. Garante agilidade e mais eficiência a esse setor que é a espinha dorsal da Caixa”, observou.

Os relatores Valdemir Lucena de Araújo e João Luiz Ribeiro dos Santos aprovaram a iniciativa. “Da forma como fazíamos antes – com um único monitor para verificarmos todos os processos sendo julgados na sessão – era difícil e pouco eficiente. Com o novo equipamento as decisões serão mais agilizadas”, ponderou Araújo. Marli Parada, também relatora, destacou o carácter ambiental da iniciativa: “Trata-se de uma iniciativa louvável do ponto de vista dos gastos e da ecologia, já que estamos eliminando o uso do papel”.

Também compõem a 5º Câmara de Benefícios os relatores Maria Helena Martini Zogaib, João Luiz Ribeiro dos Santos e Andréia Gomes da Fonseca. Os funcionários da CAASP João Sant’Anna Pinto e Claudenice Cardoso, respectivamente supervisor e coordenadora do setor de Benefícios, acompanharam a sessão.

Desde agosto último a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo vem modernizando seu Setor de Benefícios mediante a implantação de processo eletrônico para concessão de auxílios pecuniários. Ao clicar, no alto da página inicial do site da entidade (www.caasp.org.br), na aba “Requerimento de Benefícios”, o advogado tem acesso a todos os passos para efetuar o requerimento por meio digital, bem como a informações sobre o andamento do seu processo.

As tramitações são feitas digitalmente por uma plataforma on-line de Gestão Eletrônica de Documentos (Dataged). A tecnologia oferece sigilo, agilidade e validade jurídica as transações eletrônicas de informação, ou seja, nenhum dado corre risco de vazar para a internet.
A modernização foi combinada com um enorme avanço no compromisso da entidade com a transparência e a prestação de contas. Agora, sempre que os relatores e os funcionários da CAASP realizarem qualquer movimentação com o processo, um e-mail será enviado automaticamente aos requerentes, informado andamento e fase de tramitação. Futuramente, outras ações estarão disponíveis como, por exemplo, o acesso aos votos dos relatores.


+ Mais Notícias