Page 32

Revista da CAASP - Edição 27---

32 REVISTA DA CAASP de decisão de compra do usuário”, afirma Patrícia Bellini, gerente de negócios do Moda It, portal agregador de e-commerces e conteúdo de moda no Brasil. Segundo Bellini, os atributos do setor são: a estética, isto é, se a peça agrada o estilo do cliente; o custo-benefício, se a peça escolhida combina com as demais já presentes no guarda-roupa; e se há valor agregado àquela roupa, em outras palavras, se a peça em questão foi utilizada por uma celebridade ou fashionista do momento. O Moda it nasceu em 2012. O portal serve como referência na hora de escolher um look, já que traz os modelitos utilizados por celebridades e sugere lojas onde é possível adquirir a mesma peça ou item semelhante com a melhor oferta. São mais de 30 lojas de roupas on-line abrigadas dentro de uma única plataforma. “O consumidor está mais pragmático, as pessoas querem uma moda que caiba no dia a dia delas. A gente acredita que a curadoria que o Moda It oferece facilita e torna prazerosa a experiência de compra on-line”, salienta Bellini. Em 2016, o Moda It observou um crescimento de 30% nas vendas de peças sugeridas pelo portal. Outro fator intrínseco à internet e importante para o varejo de vestuário on-line é a variedade de produtos. Mesmo em e-commerces segmentados, como é o caso da loja virtual brasileira de gravatas E-Gravatas, essa particularidade pode ser bem aproveitada. “O cliente pode encontrar em uma loja física de gravatas as cores preta, azul, vinho e cinza. Porém, quando vai para um site como o nosso, encontra modelos amarelos, florais, de borboletas, de kashmir, suspensórios, ou seja, há uma diversidade enorme que nenhuma loja física consegue oferecer por falta de espaço”, salienta a diretora Comercial da E-Gravatas, Edi Saraiva. O site da E-Gravatas conta com mais de 150 mil gravatas expostas e informações sobre a combinação de todas elas. Favorecem também as lojas virtuais de vestuários a relevância que as redes sociais têm adquirido no mercado. Capazes de conectar um grande número de usuários a uma empresa de forma rápida e fácil, tais plataformas oferecem múltiplas oportunidades para impactar positivamente a audiência e servem como termômetro da percepção do consumidor as ações das empresas. O Facebook e o Instagram, por exemplo, se tornaram ferramentas indispensáveis para a E-Gravatas. “São as ferramentas que a gente mais utiliza para fidelizar o cliente. Nelas, nós mostramos o que estamos fazendo nos bastidores e até, já fizemos transmissões ao vivo de lançamento de coleções. Isso quebra barreiras e serve para aproximar o cliente”, observa Saraiva. DICAS Em lojas virtuais, gravatas para todos os gostos. E-gravatas


Revista da CAASP - Edição 27---
To see the actual publication please follow the link above