Page 19

Revista da CAASP - Edição 21

Fevereiro 2016 / Revista da CAASP // 19 Os alunos de hoje, que recolaram o nome do Fernão Dias Paes nas páginas dos jornais, têm consciência de que também fazem história. Na porta do banheiro feminino, uma aluna escreveu: “A vontade é a faísca da mudança, e eu vejo fogo”. Na entrada da escola, os mais radicais colocaram sacos plásticos pretos na cabeça de dois bandeirantes esculpidos num antigo monumento em homenagem ao caçador esmeraldas (e alguns historiadores dizem que também de índio) que dá nome à escola. Num mural, até o dia 9 de janeiro, os funcionários da escola ainda não haviam apagado a inscrição mais provocadora: “O jogo virou né, diretora?!”. Os alunos criticam a diretora por ter chamado a polícia e permitido um cerco da tropa de choque quando começou a ocupação. Só depois que a Justiça decidiu que os alunos Bandeirantes encapuzados: “o jogo virou” tinham direito de se manifestar é que os policiais levantaram o cerco. Restabelecida a normalidade, com a reabertura dos portões, os estudantes deixaram na mesa da direção a lista de reivindicações. Eles não querem ser barrados quando estiverem sem uniforme, defendem novas eleições para o grêmio – dizem que a última foi para inglês (ou a secretária de educação) ver – e falam até em eleição direta para diretor, o que só será possível com mudanças de leis aprovadas pela Assembleia Legislativa. Os dias de ocupação das escolas podem ser o início de uma mudança deste quadro. Se de fato isso acontecer, nada estará mais atual do que outra placa da escola, a que fica logo na entrada, instalada há 44 anos, na comemoração de seus 25 anos: “Fernão, Crescemos juntos, abrigando e educando.” Quando alunos protestam para permanecer na escola, é porque ainda acreditam na educação como o caminho para crescer. Para substituir Herman Voorwald na Secretaria da Educação, o governador Geraldo Alckmin nomeou o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado José Renato Nalini, que assumiu prometendo dialogo com estudantes e professores. Arquivo Alunos EEFDP


Revista da CAASP - Edição 21
To see the actual publication please follow the link above