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Revista da CAASP -Edição 18-

ENTREVISTA \\ “Não adianta reclamar” LuÍza Helena Trajano é dona e presidente do Magazine Luiza, rede varejista de eletrodomésticos que emprega 24 mil pessoas em todo o Brasil. Em 2015, foi conduzida pela segunda vez à presidência do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), entidade que reúne os mais importantes grupos comerciais do país, como C&A, Pão de Açúcar, Telhanorte, Lojas Marisa, Walmart, Lojas Americanas, Pernambucanas, Carrefour e outros. Uma semana depois de conceder entrevista a Paulo Henrique Arantes, editor da Revista da CAASP, Luíza foi nomeada pela presidente Dilma Rousseff para comandar o Conselho Público Olímpico, em substituição ao ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. A mesma Dilma a convidara para assumir a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas em seu primeiro governo, mas arranjos políticos acabaram premiando Guilherme Afif Domingos com o cargo. Luíza carrega a imagem de empreendedora de sucesso. E extremamente corajosa: sua empresa continua investindo na abertura de novas lojas Brasil afora, mesmo em um ambiente de inflação e recessão casadas. “Não adianta ficar reclamando. Uma pessoa empreendedora procura fazer da crise um sinal de oportunidade”, afirma. Sua postura é sempre positiva, porém não desprovida de espírito crítico: “Temos um déficit público grande, que tem de ser enfrentado. Temos uma inflação com a qual não estávamos acostumados nos últimos anos. Acima de tudo, esse aumento do juro para conter a inflação é um perigo, porque desaquece o mercado. Mas acho que também há muitas notícias boas que não estão sendo dadas”. Nas linhas a seguir, saiba quais são essas notícias que não estariam sendo transmitidas à população. Revista da CAASP - As vendas no varejo estão caindo muito. Em maio registrou-se queda de 4,5% em relação ao mesmo mês no ano passado. Qual a real gravidade da situação? Luíza Helena Trajano - A queda neste ano é uma realidade, mas no ano passado, por causa da Copa do Mundo, houve segmentos que sofreram e outros que foram beneficiados. Os maiores associados do IDV (Instituto de Desenvolvimento do Varejo) foram beneficiados, porque vendem a linha de eletroeletrônicos. A parte de alimentação não foi beneficiada. O Magazine Luiza, por exemplo, tem um parâmetro muito alto herdado do ano passado. Então, é uma coisa muito difícil de acompanhar. Além de tudo que está acontecendo, o parâmetro é alto. Mas o que eu que considero como a pior coisa que está acontecendo é o baixo índice de confiança do consumidor, além do aumento do juro. Nós estamos vivendo um problema político além do problema econômico. É uma coisa que nos afeta bastante. 8 // Revista da CAASP / Agosto 2015


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