Page 9

Revista da CAASP -- Edição 07--

mão de obra qualificada. O ramo deles é criação de cavalos. E eu perguntei: qual é a especialização do vaqueiro de vocês? E eles disseram que tem de ser veterinário e ler a bula do remédio em inglês. Eles conseguiram um, e precisavam de 10. Outubro 2013 / Revista da CAASP // 9 O que os governos FHC, Lula e Dilma fizeram pela educação? O Fernando Henrique fez o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), que transfere um pouco de dinheiro do governo federal para o ensino fundamental. O Lula jogou isso para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que abriga também o ensino médio. O Programa do Livro Didático é um bom programa, que já vem de antes deles. A merenda escolar, que vem dos militares, é um bom programa. O piso salarial foi estabelecido. Mas são umas coisinhas pequeninas. O piso é um projeto meu, é uma lei minha, o pessoal chama até de Lei Buarque. Mas nenhum deles fez nada para dar um salto. Eles fizeram pequenas ações para melhorar, mas não para dar um salto. Nenhum deles foi ambicioso em relação à educação. Essa falta de ambição também se dá com relação ao ensino superior? Não, no ensino superior eles fizeram coisas importantes. Foi feito o programa de criação dos centros universitários, o incentivo às universidades particulares, que transformou 1,3 milhão de alunos em 6 milhões – isso foi um salto considerável. E o Lula fez o Prouni (Programa Universidade para Todos), pelo qual mesmo quem não tem dinheiro consegue estudar no ensino superior. Não está fácil demais abrir uma faculdade no Brasil? Não é muito grande o número de faculdades de má qualidade? A culpa pela formação de maus profissionais não é por se abrirem muitas faculdades. A culpa é do ensino básico ruim. Se a educação de base for boa, não existe universidade ruim, porque os alunos bons não deixam as universidades ruins continuarem - ou elas ficam boas ou acabam. Em vez de a gente lutar para não criar novas faculdades, por que a gente não luta para ter mais meninos terminando o ensino médio com mais qualidade? Porque o pensamento brasileiro – do Lula, do Fernando Henrique, de nós todos – é muito prisioneiro da universidade. Nós não levamos em conta o fundamental, que é o ensino básico. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi um


Revista da CAASP -- Edição 07--
To see the actual publication please follow the link above