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Revista da CAASP -- Edição 07--

\\ EENNTTRREEVVIISSTTAA instrumento criado para avaliar o ensino médio, como o próprio nome diz. Ninguém dava importância a ele. Quando ele passou a ser vestibular para faculdade, todo mundo descobriu o Enem. O Lula se orgulha de ter criado 10 universidades estatais, mas o número de analfabetos não diminuiu no governo dele substancialmente, ficou praticamente no mesmo. Diminuiu a porcentagem, porque aumentou o número de pessoas. Soubemos que, em 2011, o senhor mandou uma carta/ofício para a presidente Dilma Rousseff. O que dizia essa carta? O senhor obteve retorno? Eu fiz uma carta propondo um salto na educação. Para esse salto ser possível, só com a União cuidando da educação de base, pois os municípios não têm dinheiro nem gente. Qual é a minha proposta? Eu quero uma educação com a qualidade da Coreia do Sul, da Finlândia. Como eu faço? Primeiro, preciso de um professor da mais alta qualidade, da mais alta dedicação. Como chegar a isso? Pagando 9.500 reais por mês ao professor – com menos que isso não se atrai os melhores quadros. Segundo, crio um sistema de avaliação de professores muito rigoroso e cuidadoso – é preciso verificar se o sujeito quer ser professor só pelo salário ou também por vocação. É por isso que eu não sou tão favorável a creches estatais, porque se for para pagar mal, vamos maltratar os meninos; e se pagarmos muito bem, até Herodes se candidata para ser diretor. Além disso, a escola tem que se situar num prédio bonito, confortável, os equipamentos têm de ser da mais alta modernidade. Hoje, nossas crianças são torturadas. Assistir a uma aula no quadro negro é uma tortura. Eu costumo dizer que o quadro negro é um pau de arara para a mente. O menino se acostuma com computador, com celular, com iPad, com televisão. Tem de ser uma lousa inteligente. Então, professor, ambiente inteligente e horário integral – é essa a escola que a gente quer. Como fazer isso? Com uma carreira nacional do Magistério, como acontece no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal, no Ministério Público. E também um programa nacional de construção e equipamento de escolas. Minha proposta é que sejam escolhidas as cidades onde todas as escolas serão adequadas ao novo modelo. O Governo Federal “adotaria” cidades. Então, essas cidades iriam se espalhando pelo país 10 // Revista da CAASP / Outubro 2013 Fotos Eugênio Novaes “ O atual sistema não tem como alcançar a qualidade”


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