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Revista da CAASP - Edição 26-

De forma mais ampla, a noção de “Efeito Rashomon” expandiu-se para genericamente designar aquelas situações em que pontos de vista contraditórios impedem a compreensão e a solução de problemas. Atualmente, até mesmo no arcabouço conceitual dos consultores empresariais encontraremos menção explícita à necessidade de se saber lidar com o “Efeito Rashomon”. O filme inaugurou a longa parceria entre Akira Kurosawa e o diretor de fotografia Kazuo Miyagawa. Em Rashomon os dois desenvolveram efeitos originais de vários tipos, à época considerados revolucionários e experimentais. Principalmente de iluminação. Toda a ação que reconstitui o crime é rodada na mata. Ali, pela primeira vez o sol foi filmado diretamente, por meio das frestas da floresta; e, para iluminar o rosto dos atores e neles projetar sombras como se fossem das folhas das altas árvores, eles utilizaram espelhos que refletiam a luz do sol enquanto galhos eram balançados sobre a cena para simular o efeito do vento. No fim da vida, numa entrevista em que recorda a filmagem de Rashomon, o diretor de fotografia Miyagawa conta como era o estilo de trabalho de Kurosawa. Ele diz que o cineasta dizia apenas o que queria e conversava a respeito, mas se indagado sobre detalhes não respondia, deixando liberdade total ao fotógrafo e assim construindo uma autêntica parceria. O elenco reúne como protagonistas Toshiro Mifune (o bandido), Masayuki Mori (o samurai), Machiko Kyô (a mulher do samurai) e Takashi Shimura (o lenhador), todos com interpretações excepcionais. Quem não esteja familiarizado com o cinema japonês, ou com suas origens dramáticas, pode eventualmente considerar exageradas as lamúrias da mulher ou do lenhador; ou julgar demasiadamente caricatural a figura burlesca do bandido. Mas essas são marcas ancestrais da cultura oriental cujas raízes Kurosawa respeita. Mostrando-se universal, no entanto, o diretor interpõe o belíssimo bolero de Ravel na trilha sonora, nas passagens de ação na floresta onde ocorreu o crime, REVISTA DA CAASP 57 Réu e testemunhas enxergam verdades diferentes para o mesmo crime. Kurosawa: diretor retratou em período medieval questão que até hoje permanece. em reconhecimento ao Ocidente. Ou seria uma crítica? | Luiz Barros CINEMA Reprodução WEB


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