Page 55

Revista 25 --

As duas obras definitivas do escritor. No entanto, essas obras, feito notável e extraordinário, já nasceram como clássicos da grande literatura, transformando de imediato um escritor anônimo num dos grandes autores brasileiros de todos os tempos. Mas, imediatamente seu meteórico sucesso nas letras, Raduan Nassar abandonou a literatura. Comprou uma fazenda no interior do estado de São Paulo e foi para lá dedicar-se inteiramente a ser fazendeiro. Avesso a entrevistas, os motivos que o levaram a abandonar a literatura nunca foram bem explicados; ou, melhor dizendo, bem entendidos. Seu afastamento, no entanto, contribuiu para criar uma aura de mistério e ampliar o interesse por este autor de poucas palavras, que produziu memoráveis textos, compactos e de intensa força dramática e poética. Instado a explicar por que abandonou REVISTA DA CAASP 55 a literatura, o escritor que se transformou em fazendeiro, de início, chegou a afirmar que “não há criação artística ou literária que se compare a uma criação de galinhas”, para depois classificar sua própria resposta como “desequilibrada”, emendando, todavia, com a seguinte reflexão: “Se eu fosse um sujeito equilibrado, eu não teria tido a liberdade de fazer aquela afirmação sobre a criação de galinhas. Só desequilibrados é que descobrem que este mundo não tem importância. O bom senso seria uma prisão.” Sua decisão foi ainda mais difícil de entender porque Raduan Nassar, antes, havia abandonado tudo que fazia na vida para dedicar-se inteiramente à literatura. A resposta mais “equilibrada” que se obteve do autor para essa dupla renúncia – primeiro para abraçar as letras, depois para largá-las – consiste numa explicação existencial LITERATURA


Revista 25 --
To see the actual publication please follow the link above