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Revista da CAASP - Edição 24

66 REVISTA DA CAASP A sangue frio, filme de 1967 dirigido por Richard Brooks, é um clássico que não envelhece e que com o passar dos anos fica melhor, em especial pelo contraste com as produções atuais. Se o cinema contemporâneo, mesmo quando totalmente ficcional, precisa valer-se da violência explícita, quando não ininterrupta, e da ação desenfreada para eletrizar o público, é marcante a forma discreta e sóbria com que esse drama policial retrata uma chacina real. Baseado no livro homônimo de Truman Capote, A sangue frio descreve um crime paradoxal, o “assassinato sem motivo”, e o faz de forma duplamente original. O filme narra o assassinato brutal, ocorrido numa fazenda, de uma família por dois ex-presidiários, a investigação do crime, a captura dos assassinos, os interrogatórios, o julgamento, sua condenação à pena de morte e a execução. Pretendendo roubar 10 mil dólares, os criminosos assaltaram a casa e, ao nada encontrarem, mataram todos. A originalidade primordial da história é dada pela natureza do livro de Capote. Para tentar entender a motivação por trás de tal “assassinato sem motivo”, o escritor mudou-se para a cidade onde estavam presos os criminosos e, frequentando a cadeia, estabeleceu, em especial com um deles, estreita relação pessoal. Retratar a personalidade dos criminosos foi um de seus objetivos. A partir da confiança estabelecida, o escritor levantou minuciosos dados biográficos dos criminosos e dos detalhes e fatos relacionados ao crime. Tão logo os assassinos foram enforcados, seu livro foi publicado e, com imediato sucesso mundial, passou a ser considerado a obra fundadora do jornalismo literário. A história de como Truman Capote escreveu este livro é narrada em outro filme excepcional, Capote (2006), estrelado por Philip Seymour Hoffman. Neste ponto é preciso observar que jornalismo literário é uma expressão utilizada principalmente para caracterizar o estilo, a linguagem e a forma de narrativa de uma reportagem, não representando necessariamente falta de realismo ou rigor na apuração dos fatos. Se o livro é uma obra prima de jornalismo literário, transposto ao cinema tornou-se um filme-reportagem, com narrativa envolvente e cadenciada, originais recursos dramáticos, de fotografia e trilha sonora, porém em nada menos sério do que um CINEMA


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