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Revista da CAASP - Edição 21

DICAS \\ O problema era a estrutura da rede. Na primeira mala direta, com a transmissão simultânea para 60 mil usuários, a rede Mandic caiu e ficou três dias fora do ar. “O próprio Aleksandar Mandic (dono do provedor) me ligou de manhãzinha, ele sabia que o banco de dados dele estava sendo usado, mas não sabia para que, me perguntou e depois pediu: ‘por favor, não faça mais isso.’” Marcelo continuou fazendo, mas enviava remessas de dois mil e-mails, eliminando o risco de derrubar o provedor. “Eu virei o maior spanner do Brasil”, recorda. Com isso, tornou-se um profissional requisitado. Depois que a rede BBS deu lugar à internet, o dono da maior empresa de recrutamento do Brasil, Thomas Case viu em Marcelo uma oportunidade para ampliar seus negócios e o contratou. A meta de Case era formar um mailing com 1 milhão de nomes, e Marcelo cumpriu a missão. Logo, ele estava participando do desenvolvimento do site que aproxima as empresas que oferecem empregos de profissionais que oferecem currículos. O negócio prosperou e, em 2006, a Catho foi vendida por US$ 50 milhões para um fundo de investimento americano. Marcelo não estava mais lá quando isso aconteceu, mas as bases do site que bombou na internet foram desenvolvidas por ele, que adaptou programas conhecidos, como o PHP, às necessidades do cliente. Já Marcelo, em sociedade com Flávio Paiva, tinha voltado ao universo dos advogados. Flávio tinha a experiência de trabalho em cartório, e usou essa sua especialidade para ajudar a empresa fundada por Marcelo a descobrir atalhos para facilitar a vida dos clientes, na maioria advogados. Além disso, Flávio tinha a rede de contatos e Marcelo, os instrumentos para transformar essa rede num negócio maior. Foi assim que empresa que desenvolveu novos programas e passou a oferecer serviços mais amplos, para transformar os escritórios físicos num estabelecimentos virtuais, com todas as facilidades que isso representa. Hoje, a empresa tem mais de cinco mil clientes, mas, para chegar até aqui, trilhou um longo caminho. Em 1999, na coluna Hipertexto, a revista “Veja” destacou um dos primeiros serviços oferecidos por Marcelo. “A página www.calculo.com traz as séries históricas dos principais indicadores da economia nacional nas últimas três décadas. Há desde as extintas ORTNs, os valores dos primeiros salários mínimos até o atual INPC, mas o serviço que mais atrai é feito automaticamente. O endereço corrige os valores de dívidas, empréstimos e até salários usando os dados fornecidos pelos interessados”, informa a revista, que para ilustrar a nota publicou uma foto com uma montanha de calculadoras. Hoje, a empresa oferece muito mais serviços, entre os quais cadastro e controle de processos, com capacidade para gerar relatórios, adicionar compromissos, custas, honorários, acompanhar os Diários Oficiais e compartilhar informações com a equipe. O programa de correção monetária permite cálculos por mais de 70 índices, além de juros, multas, honorários, expurgos e custas. O serviço ficou muito mais específico. Na área trabalhista, é possível a realização de cálculos previdenciários, abonos salariais, férias, rescisões e outros cálculos pertinentes em processos relacionados. Também é possível calcular a jornada de trabalho de funcionários e obter o cálculo das horas trabalhadas, percentual de horas extras diurnas e noturnas. Para área civil, um programa executa cálculos de empréstimos, financiamentos e amortização de dívidas pelas tabelas Price, SAC e Sacre. Uma das ferramentas mais recentes é o programa que possibilita aos advogados e escritórios de advocacia terem seus sites online com informações sobre negócios e processos. Outro programa bastante procurado é o que permite aos profissionais do Direito consultar as publicações dos principais Diários Oficiais. São mais de 80 publicações monitoradas. 26 // Revista da CAASP / Fevereiro 2016 Arquivo Debit Paiva e Marques: empresa de crescimento vertiginoso


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