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Revista da CAASP -Edição 18-

\\ Jack Nicholson, forte no embate psicológico 38 // Revista da CAASP / Agosto 2015 da base militar, poderoso oficial em ascensão, prestes a ser promovido para a chefia do Conselho de Segurança Nacional. De outro lado, o drama expõe a ambiguidade da nação americana quanto à forma como são vistos seus militares, caracterizada, principalmente desde a guerra do Vietnam, por intenso conflito de valores, a partir da percepção de que os mocinhos nem sempre se comportam como anjos, heróis impolutos, desta forma para proteger os valores americanos agindo em desacordo com esses mesmos valores. Simbolizando essa dicotomia entre a expectativa civil da conduta ética irrepreensível dos militares, representada nos regulamentos oficiais das Forças Armadas, e a realidade do campo de batalha, o cerne da disputa judicial que se dá na Corte Marcial em que são julgados os dois mariners gira em torno da existência sim, ou não, na base de Guantánamo, de um assim denominado Código Vermelho, uma forma de punição física violenta e vexatória a que eram submetidos os soldados à mínima infração disciplinar. Esse código sustentava-se noutro, um Código de Honra, cuja expressão resumida era: Unidade, Tropa, Deus, País, pregando a obediência cega aos superiores. Desde a primeira cena do filme sabe-se que os dois soldados atacaram seu colega, levando-o à morte e, pouco depois, fica evidente que isto se deu devido à aplicação de tal Código Vermelho. De tal sorte que, confiando-se na vitória do herói, o suspense do filme reside na forma pela qual será provado que os soldados agiram cumprindo ordens. Sem dispor de provas de qualquer natureza, o embate entre Tom Cruise e Jack Nicholson, o advogado e o comandante, será um embate psicológico, terreno perigoso para o advogado, posto que afronta a hierarquia. Não há destaque a ser feito quanto à fotografia do filme, salvo ressaltar uma cena com extraordinária evolução de fuzis por um pelotão de fuzileiros navais em traje de gala, enquanto passam os créditos. (Luiz Barros) WEB


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