Page 19

Revista da CAASP -Edição 18-

Agosto 2015 / Revista da CAASP // 19 // Para todos os gostos A Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira”, realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que pode ser acessada na íntegra em www.secom.gov.br, revelou que: • Entre os internautas brasileiros, 92% estão conectados por meio de redes sociais, sendo as mais utilizadas o Facebook (83%), o Whatsapp (58%) e o Youtube (17%); • Em relação às novas mídias, reina a desconfiança. Respectivamente, 71%, 69% e 67% dos entrevistados disserem confiar pouco ou nada nas notícias veiculadas nas redes sociais, blogs e sites (vale a indagação: então por que compartilham tanto?); • Entre as redes sociais e os programas de trocas de mensagens instantâneas mais usadas estão o Facebook (83%), o WhatsApp (58%), o Youtube (17%), o Instagram (12%) e o Google+ (8%). O Twitter, popular entre as elites políticas e formadoras de opinião, foi mencionado apenas por 5% dos entrevistados. Abaixo, a descrição das redes analisadas pelo relatório da Secom. Facebook - A rede social mais popular do planeta nasceu em 2004 pelas mãos dos americanos Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hufghes e do brasileiro Eduardo Saverin. Inicialmente era uma ferramenta de uso exclusivo de estudantes da Universidade de Harvard, mas gradualmente transformou-se numa das principais mídias sociais do mundo. No Facebook o usuário conversa com amigos, compartilha mensagens, links, vídeos e fotografias e também recebe as novidades das páginas comerciais das quais gosta, como veículos de comunicação ou empresas. Whatsapp – Em 2009 a dupla Jan Koum e Brian Acton teve a ideia de criar o WhatsApp. Inicialmente o aplicativo possuía versão apenas para sistemas IOS. Mas com o sucesso, o aplicativo cresceu, expandindo-se para sistemas Android e Windows Phone. O Whatsapp é o aplicativo mais baixado nas lojas de distribuição Google Play Store e AppStore. Desde 2014 a ferramenta pertence ao Facebook. Com o Whatsapp o usuário faz troca de mensagens, envio de fotos, áudios e vídeos, chamadas telefônicas e muitas outras funções, economizando nas tarifas de SMS e de ligações. A velocidade de mensagens e alta. Youtube - Fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim e vendido ao Google em 2006, o Youtube foi considerado pela revista norte-americana Time a melhor invenção do ano de 2006. O Youtube hospeda uma imensa quantidade de filmes, documentários, videoclipes musicais e vídeos caseiros, além de transmissões ao vivo de eventos. A popularidade conseguida por alguns vídeos caseiros levam pessoas desconhecidas a se tornarem famosas, sendo consideradas “celebridades instantâneas”. É a ferramenta mais popular dentro do seu segmento. Instagram - O Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado em outubro de 2010. O serviço rapidamente ganhou popularidade. Trata-se da rede social mais popular para compartilhamento de fotos e vídeos. O Instagram permite que o usuário acrescente filtros às suas produções e as publique online. A grande vantagem do programa é sua facilidade de uso. Desde 2012 o Instagram é propriedade do Facebook. Google+ - O Google+ é o concorrente direto do Facebook. Foi criado pela gingante Google em 2011. Sua interface e recursos como troca de mensagens com amigos, compartilhamento de links, vídeos e fotografias, são semelhantes ao da concorrente. O diferencial da rede social é a integração com os demais serviços do Google, como Google Contas, Fotos, PlayStore, Youtube e GMail, entre outros.


Revista da CAASP -Edição 18-
To see the actual publication please follow the link above