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Revista da CAASP -Edição 14 - Final - 6

\\ Advogado do Diabo Advogado do Diabo, produção de 1997, é mais que um filme de tribunal. Dirigido por Taylor Hackford e estrelado por Al Pacino e Keanu Reeves, a história mescla drama e suspense em altas doses, cumprindo bem a função de entretenimento, ao mesmo tempo em que oferece farto material para reflexão. A começar pelo próprio título cujo significado é literal, contrariando os usos metafóricos correntes da expressão “advogado do diabo”. Nesse caso, trata-se do diabo em pessoa que, em seus planos de dominação do mundo e da humanidade, assume a profissão de advogado e monta uma poderosa firma de advocacia. Esse advogado diabólico, interpretado magistralmente por Al Pacino, acredita ser mais coerente que Deus, declara-se o último dos humanistas e é fã do livre-arbítrio, a ilusão de liberdade que os homens acalentam e que os conduz à perdição. Descontados os aspectos sobrenaturais da narrativa e as peculiaridades desse demônio carismático, a trama não seria original: trata-se da velha história de um jovem advogado brilhante de uma pequena cidade que é contratado por uma poderosa firma internacional de advocacia de Nova York, onde, ao começar a trabalhar, se enredará nas malhas de insuperáveis forças do mal. O ambicioso jovem advogado dessa história, Keanu Reeves, fora recrutado pela grande firma por nunca ter perdido uma causa criminal, não importava o crime, o que conseguia por conta, principalmente, de seu raro e misterioso talento na escolha dos jurados. Assim, são muitas as vertentes do filme, entre elas a luta entre o bem e o mal; uma reflexão sobre o livre-arbítrio; o direito e as instituições jurídicas como o centro do mundo; os conflitos éticos da profissão; e também, com destaque, o sacrifício do amor e da vida pessoal para suprir a ambição profissional, o que é retratado pelo abandono a que o jovem advogado relega sua linda esposa, gerando consequências dramáticas. 40 // Revista da CAASP / Dezembro 2014


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