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Revista da CAASP - Edição 11 --

ESPECIAL \\ O eleitor está cada vez mais // Candidato não é sabonete “ desconfiado e de olhos abertos, portanto urge a necessidade de discursos pontuais e substantivos. Chega ao fim o denominado ‘candidato-sabonete’, apresentado como um verdadeiro produto para o consumo de massa, cuja imagem era construída por intermédio de efeitos cosméticos e publicitários”. Seremos todos mais felizes – e o Brasil será melhor, certamente – se o jornalista Gaudêncio Torquato, autor do trecho acima, estiver correto. Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP e consultor político, Torquato aposta no amadurecimento do eleitor brasileiro, o que aos poucos nos salvaria da discurseira eleitoral vazia e do artificialismo que se veem na maioria dos candidatos. “O discurso eleitoreiro no país está saturado. As campanhas têm sido tomadas pelo marketing do simulacro, da dissimulação. As massas eleitorais, envolvidas emocionalmente, começam a rejeitar o espetáculo de promessas, alguma razoáveis, outras mirabolantes”. Gaudêncio Torquato, que é membro do Conselho Editorial da Revista da CAASP, acaba de lançar o livro “Novo Manual de Marketing Político”, em que ensina a prática do marketing político sem que se descambe para o tal “marketing cosmético”, tão nítido na propaganda eleitoral. “Esse marketing assemelhado a pastel de feira (muito vento e mínima substância) consegue ainda, depois de anos de continuidade e felicidade de profissionais inescrupulosos, contribuir para a autoconfiança do povo? Infelizmente, sim. Mas pouco a pouco começa a ser desmistificado”, acredita o autor. Torçamos para que ele esteja certo. 26 // Revista da CAASP / Junho 2014 Torquato: “O discurso eleitoreiro está saturado” GT


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