Page 38

Revista_da_CAASP_AD_FINAL_REV8

SAÚDE \\ Desinformação pode custar a vida em viagem de avião Voar exige uma série de precauções, principalmente em percursos que durem mais de três horas. Em um ano, 490 pessoas morreram durante viagens de avião devido a intercorrências médicas, enquanto 486 morreram em acidentes aéreos. No dia 2 de janeiro de 2013, a brasileira Helen Leite, de 25 anos, embarcou no Boeing 777 da American Airlines que sairia do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino a cidade de Dallas, no Texas (EUA). Ela aproveitara as festas de fim de ano para visitar os pais em Palmital, no interior paulista, e retornava aos Estados Unidos para concluir o curso de inglês iniciado havia seis meses. A duração prevista para a viagem era de 14 horas. Após oito horas de voo, Helen começou a passar mal e foi socorrida por médicos que se encontravam a bordo. O voo teve de ser desviado para o aeroporto mais próximo, em Houston, para que Helen fosse levada com urgência a um hospital. Segundo relatos de passageiras acomodadas próximo a Helen, ela passou boa parte da viagem dormindo, tendo acordado apenas para jantar. Subitamente, no banheiro, soltou um grito. O Boeing 777 levava 14 tripulantes e 220 passageiros, dentre os quais cinco médicos - um cardiologista libanês, radicado em Dallas, que ficou à frente do atendimento, e quatro brasileiros, sendo uma neurologista clínica, uma neonatologista, um clínico geral e um cirurgião geral, aos quais se juntava uma enfermeira, também brasileira. A suspeita inicial era de crise convulsiva. As extremidades cianóticas (arroxeadas), a frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto e a descoberta de que Helen havia tomado remédios para dormir e para não precisar ir ao banheiro (Dramin e Imosec, respectivamente) indicaram um provável caso de embolia pulmonar. Helen morreria antes de o avião pousar. O caso da jovem brasileira ilustra um problema que exige solução legal rápida: a falta de aparato para atendimento emergencial em voos de longa distância, a que se alia a pouca orientação dada aos passageiros antes das viagens. 38 // Revista da CAASP / Abril 2013 Reportagem de Karol Pinheiro Edward Lai(Airlines.net)


Revista_da_CAASP_AD_FINAL_REV8
To see the actual publication please follow the link above