1 - Primeiro Passo

O primeiro passo para realizar o peticionamento eletrônico é obter um certificado digital do tipo Pessoa Física, emitido pela autoridade certificadora credenciada (ICP – Brasil). Não é possível utilizar o serviço sem antes adquirir essa ferramenta, cujo objetivo fundamental é garantir a segurança da operação realizada pela internet, identificando a autoria, a origem e a integralidade de conteúdo dos documentos enviados eletronicamente. Saiba mais sobre Certificado Digital



2 - Segundo Passo

Prepare o seu computador, obedecendo os requisitos básicos de software e hardware requeridos por cada Tribunal ou Fórum, que têm sistemas específicos. Cada Tribunal criou um sistema próprio de envio de petições. Geralmente, para acessá-los é preciso que seja implantada no computador do advogado uma configuração especifica do sistema do Tribunal em questão. Portanto, é conveniente verificar os detalhes técnicos de cada um, já que estes podem ser frequentemente alterados.



3 - Terceiro Passo

Para peticionar eletronicamente é necessário fazer o cadastro no site do Tribunal em que se deseja protocolar o processo. Consulte como cadastrar no site do Tribunal em nossa pagina de
Manuais, Cartilhas e Videos.

imagem ilustrativa de um notebook