A tradição que há seis décadas reúne a advocacia paulista em celebração ao seu padroeiro foi renovada na noite de 19 de maio, durante a Missa Solene de Santo Ivo, realizada na Paróquia Santo Ivo, no bairro do Ibirapuera. O evento, promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), em conjunto com a OAB SP, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), reuniu lideranças da advocacia, familiares e paroquianos em uma cerimônia marcada por reflexões sobre justiça, ética e fé.
A celebração foi presidida pelo bispo emérito de Santo Amaro, Dom Fernando Antônio de Figueiredo. “Que Santo Ivo interceda por todos aqueles que desejam viver de acordo com a vontade de Deus, ou seja, como homens e mulheres justos”, pediu. Em sua homilia, após a leitura do Evangelho de João (14,21-26), o bispo lembrou que “Jesus nos apresenta a face humana de Deus: o amor sem limites” e convidou advogados e advogadas a “agir com amor" diante daqueles que os procuram.
O Coral OAB-CAASP, sob a regência do maestro José Antunes, abrilhantou a cerimônia com cânticos que acompanharam as leituras bíblicas e o momento do ofertório, no qual o Sagrado se uniu aos símbolos da profissão — como o Código Penal, a Constituição Federal e a CLT.
Após o rito litúrgico, representantes das entidades jurídicas subiram ao púlpito para prestar homenagens e reforçar os valores inspirados por Santo Ivo.
“Santo Ivo não quer ser apenas celebrado, mas nos convida a reafirmar o compromisso com um ideal de justiça que transcende o tempo”, destacou a presidente da CAASP, Diva Zitto, que exaltou o advogado como “guardião da Justiça”.
“Em tempos de dispersão de crenças e proliferação de descrenças, que hoje todos tenhamos nossa fé na justiça renovada”, desejou Leonardo Sica, presidente da OAB SP.
Adib Kassouf Sad, secretário-geral da CAASP e, na ocasião, representando a Ujucasp (União dos Juristas Católicos de São Paulo), ressaltou a síntese entre fé e profissão: “No exercício da advocacia, respondemos ao chamado de Cristo. Celebramos Santo Ivo para sermos fortes como ele diante das lutas que tentam nos afastar dos caminhos do Pai”.
Renata Mariz, presidente da AASP, enalteceu Santo Ivo como inspiração para “agir com o coração e com justiça”. Já Diogo Leonardo Machado de Melo, presidente do IASP, pediu que o padroeiro cultive na advocacia “a serenidade no agir e a escuta atenta em prol da justiça e da dignidade humana”.
Francisco Falsetti, paroquiano há mais de 30 anos, celebrou a união da advocacia em torno da memória do Santo. “A iniciativa e a colaboração entre todas as instituições jurídicas mantêm viva esta celebração e permitem, desde 2020, que esta missa seja transmitida digitalmente para milhares de pessoas”, afirmou.
Também estiveram presentes na celebração as diretoras da CAASP Solange de Amorim Coelho (secretária-geral adjunta) e Stella Vicente Serafini, o diretor da Caixa Fábio Mariz, além do tesoureiro da OAB SP Alexandre de Sá, da secretária-geral da OAB SP Adriana Galvão, dos conselheiros seccionais Alexandrina Rosa Dias, Jocelino Pereira da Silva e Silvana Brisola Roque Pravato, do diretor da AASP Antonio Carlos de Oliveira Freitas e do diretor administrativo do IASP, Luiz Antônio Alves de Souza.
Para assistir a íntegra da Missa de Santo Ivo, clique AQUI.