Aconteceu em Campinas, de 28 de outubro a 3 de novembro, o 7º Campeonato Nacional Alifa, a Associação Liga de Futebol dos Advogados e Advogadas do Brasil. A competição foi dividida em seis categorias - Feminino, Legend, Livre 11, Master 11, Master Society e Supermaster - a advocacia paulista esteve representada em cinco delas. A Seleção Paulista Master (foto ao lado), a Seleção Paulista A Supermaster e a Seleção Paulista Livre sagraram-se campeãs (fotos AQUI).
A Seleção Paulista de Advogados Master foi tricampeã da Alifa. Depois de empatar em 1 a 1 com o time de Minas Gerais, o título veio nos pênaltis: 4 a 2 para São Paulo na decisão. O time bandeirante ficou ainda com a melhor defesa da competição, média de 0.5 gols por partida.
“Foi um dos nossos títulos mais difíceis, todavia nosso grupo superou as demais equipes pela garra, entrosamento e experiência conquistados durante estes anos de glória. Estou muito orgulhoso pelo time”, declarou o técnico Anselmo Silva.
Segundo Odair Moraes, goleiro e idealizador do time, a força do grupo reside no fato de que “os jogadores levam a sério o trabalho”. Essa mesma equipe, recentemente, foi bicampeã do torneio internacional da modalidade, disputado na Espanha.
O Master paulista também teve o melhor jogador da competição (Odair Moares), e na seleção da final emplacou Odair (goleiro), Bueno (zagueiro), Tanaka e Jean (laterais), Nogueira (volante), Digão (atacante) e Anselmo (técnico).
Na categoria Supermaster, São Paulo foi representado por três equipes. São Paulo A (formada por advogados da Capital e Baixada), São Paulo B (advogados da capital e região metropolitana) e SP C (advogados da Capital e interior paulista).
Equipe A sagrou-se campeã após vencer Góias por 5 a 1 na final. A equipe paulista consagrou-se também como a melhor defesa do campeonato, com média de 0,67 gols por partida. Eduardo Batista e Cláudio Samora Júnior foram os melhores nas suas posições e integraram a seleção da competição. Wellington e Oliveira, o Preto, foi considerado o melhor técnico.
“Nossa seleção é muito forte nessa categoria e hoje somos o time a ser batido, disputamos três campeonatos este ano e ganhamos dois (Alifa Nacional e Regional) e chegamos à semifinal das olimpíadas nacionais”, declarou Dioni Santos
São Paulo B acabou a competição na terceira colocação, já a equipe C parou na primeira fase. Na análise dos diretores das delegações, Dioni Santos, Leandro Matias e Walter Alves os objetivos foram plenamente alcançados.
Seleção Livre - Os paulistas também levaram a melhor em cima dos mineiros na categoria Livre 11, que reúne jogadores de até 34 anos, ao vencer o jogo decisivo por 1 a 0. Sob o comando do técnico Marcelo Silva, a Seleção Livre vinha namorando um título da Alifa há duas edições, foi vice-campeã (2022) e terceiro lugar (2022), chegando finalmente ao título nesta edição.
“É gratificante participar de eventos como este, que além de incentivar a prática esportiva, promove a interação entre os advogados em todo o país”, declarou o volante Ricardo Nogueira, um dos pilares fundadores da equipe.
Além de campeões, Lucas de Souza Brito (Ceifa) e Matheus Alexandre da Silva (Manga), foram os artilheiros da categoria ao empatar com cinco gols. O zagueiro da Seleção Paulista Livre, Luiz Rincón, foi eleito o melhor jogador da competição, que teve ainda Matheus Alves e Dyllan Neto, na seleção da Alifa 2023.
Seleção Feminina – O 7º Campeonato Nacional Alifa teve a estreia da Seleção Paulista Feminina. A equipe foi formada por atletas da Capital, Baixada Santista e Interior de São Paulo. “O campeonato se mostrou muito bem estruturado e fomos muito bem acolhidas, sendo demonstrado por todos os times adversários o quanto existia expectativa pela existência de um time feminino representando o Estado de São Paulo”, contou a capitã da equipe, Patrícia Onissanti.
A equipe feminina parou na primeira fase da Alifa ao somar apenas três pontos, em cima do time de Pernambuco, em jogo vencido por 2 a 1. “A experiência valeu muito e estamos com gostinho de ‘quero mais’. Daremos continuidade ao projeto, construindo um time cada vez mais forte, engajado e preparado para o enfretamento desse desafio”, prometeu Onissanti.
Legends – Graças aos esforços de Marcelo Fetal (goleiro) e Dioni (técnico) São Paulo estreou uma equipe Legends no Alifa 2023. Os Legends paulistas chegaram até as quartas-de-final da competição, quando perderam por 1 a 0 para o time do Espírito Santo. Lourival Mendes, o Pelé, foi destaque na competição com 5 gols e levou o troféu de artilheiro da categoria.
“Tivemos uma ótima participação, terminamos a primeira fase com melhor equipe, infelizmente caímos nas fases de mata-mata. Esse campeonato é traiçoeiro e o nível é fortíssimo. De qualquer forma, a participação foi positiva e já estamos ajustando o time para 2024”, disse o técnico Dioni.