.

Notícia: Conferência da advocacia em Campinas tem casa cheia e exames de saúde gratuitos

Segunda-Feira, 2 de Julho de 2018

Conferência da advocacia em Campinas tem casa cheia e exames de saúde gratuitos

Campinas sediou no dia 29 de junho a 19ª Conferência Regional da Advocacia, evento para o qual OAB-SP e CAASP convidaram os advogados inscritos nas subseções de Campinas, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Jundiaí, Paulínia, Pedreira, Valinhos e Vinhedo. O auditório da Casa da Advocacia e da Cidadania local ficou lotado durante os discursos das lideranças e os seminários temáticos. A Caixa de Assistência fez exames gratuitos para medição de colesterol, glicemia e pressão arterial, além de teste para detecção do vírus HCV, causador da hepatite C, e sessão de massagem expressa anti-estresse.

Em nome da CAASP discursou o vice-presidente Arnor Gomes da Silva Júnior, que lembrou processo de descentralização da entidade, impulsionado a partir da gestão de Rubens Approbato Machado na Secional. “Hoje a Caixa atende a advocacia em sua plenitude. Os colegas do Interior dispõem dos mesmos serviços que colegas da Capital”, disse Arnor.

O dirigente anunciou três campanhas de saúde preventiva já programadas para o segundo semestre: Pró-Vida, Boa Visão e Saúde da Advogada, a cobrir todo o Estado. “As campanhas são altamente subsidiadas pela Caixa; o que significa que são subsidiadas pelos próprios advogados que pagam sua anuidade à Ordem”, destacou Arnor, recordando que, no ano passado, essas três ações preventivas mais a Campanha de Vacinação contra Gripe alcançaram mais de 50 mil pessoas. Em 2018, só a Vacinação contra a Gripe, realizada no primeiro semestre, atingiu 40 mil pessoas, entre advogados, estagiários de dependentes.

Em seu pronunciamento, o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, rememorou desde as tratativas iniciais para concessão do terreno pelo Poder Público até o término das obras de construção da atual sede da Subseção de Campinas, prédio amplo e equipado para atender à demanda da numerosa advocacia local. “Nosso olhar é sempre o de fortalecimento das subseções”, assinalou.

Marcos falou também sobre o empenho da Secional, ao lado do Conselho Federal da OAB, perante o Conselho Nacional de Justiça para que sejam proibidas as revistas de advogados nos fóruns: “Estamos lutando no CNJ para esse quadro terrível seja alterado. A revista nos fóruns é um desprestígio para a advocacia”. Outra frente de luta da Ordem, segundo o presidente, tem sido para que o Senado Federal acompanhe a Câmara dos Deputados e determine a obrigatoriedade da presença do advogado nos Cejuscs. “Vamos continuar lutando pela aprovação do projeto no Senado”, afirmou.

“O sucesso de uma gestão se faz ouvindo, trabalhando e construindo uma advocacia cada vez mais unida e forte”, sentenciou Marcos da Costa ao finalizar seu discurso.

O presidente da Subseção de Campinas, Daniel Blikstein, destacou a importância da advocacia para manutenção do Estado de Direito, tendo em vista o complexo momento político por que passa o país. “Nosso papel é fundamental na defesa da democracia, da cidadania, da liberdade de expressão. Como integrantes da mais importante entidade da sociedade civil, temos de fazer a defesa intransigente da democracia”, concitou Bliktein.

Compareceram pela OAB-SP os diretores Fábio Romeu Canton Filho (vice-presidente), Caio Augusto dos Santos (secretário-geral, coordenador do evento) e Ricardo de Toledo Santos Filho (tesoureiro), bem como os conselheiros secionais da região Aderbal da cunha Bergo, Djalma Lacerda, Edmilson Wagner Gallinari, Lúcia Helena Sampataro Cirilo, Raquel Tamassia Marques, Roberto Cerqueira de Oliveira Rosa, Rosana Maria Petrilli, Maria Paula Rossi Quinones e João Marcos Lucas. Também prestigiaram o encontro conselheiros e dirigentes se subseções de outras regiões do Estado.

Pela Caixa de Assistência, ao lado do vice-presidente Arnor Gomes da Silva Júnior estavam os diretores Alexandra Ogusuku (secretário-geral adjunto), Jorge Eluf Neto (tesoureiro), Adib Kassouf Sad, Célio Luiz Bitencourt e Rossano Rossi.
Compuseram a mesa diretora o secretário municipal de Negócios Jurídicos de Campinas, Sílvio Bernardin, representando o prefeito Jonas Donizette, e a deputada estadual Célia Leão.

O público teve oportunidade de assistir a seminários sobre “Ética e Disciplina”, “Direitos e Prerrogativas”, “Mulher Advogada”, “Assistência Judiciária”, “Jovem Advogado”, “OAB Concilia” e “ESA” (Escola Superior de Advocacia) e “OAB vai à Escola” No mesmo dia, pela manhã, as diretorias da Secional, da Caixa de Assistência e das subseções participantes mantiveram reunião para tratar de assuntos administrativos.

A 19ª. Conferência Regional da OAB-SP e da CAASP também prestou homenagem aos seguintes advogados, cujas biografias engrandecem o Direito: Darcy Paz de Pádua (Campinas), Luiza Maria Gomes de Sá (Franco da Rocha), João Antonio Pucinelli (Indaiatuba), Antônio Galvão Gonçalves (Itatiba), Mario Luiz Geremias (Jaguariúna), Jorge Luiz de Almeida (Jundiaí), Neuza Teixeira Rego (Paulínia), Paulo Antonio Lenzi (Pedreira), Mauro Barbosa (Valinhos) e Jonas Ferragut (Vinhedo).

Fotos: José Luis da Conceição.


+ Mais Notícias