.

Notícia: Homenagem a Fábio Canton mostra união de lideranças da advocacia paulista

Quarta-Feira, 13 de Junho de 2018

Homenagem a Fábio Canton mostra união de lideranças da advocacia paulista

As mais importantes lideranças da advocacia paulista foram à sede da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, na noite de 11 de junho, para a cerimônia de entronização da fotografia de Fábio Romeu Canton Filho na Galeria dos Ex-presidentes da entidade. Mais que uma homenagem ao dirigente, que comandou a CAASP por duas gestões (2010-2012 e 2013-2015), o evento constituiu uma demonstração de união da advocacia em torno de um modelo de gestão exitoso.

“A Caixa de Assistência de hoje é fruto de uma obra realizada por muitas mãos, algumas das quais estão expostas nesta galeria. Nesta casa, os colegas mais necessitados encontram dignidade para viver”, disse Fábio Canton em seu pronunciamento. Atual vice-presidente da OAB-SP, Canton atua na Secional há 20 anos, tendo sido conselheiro, presidente da Comissão do Jovem Advogado, coordenador da Comissão de Direitos Humanos e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, antes de presidir a CAASP.

Braz Martins Neto, atual presidente da CAASP, sucessor de Fábio Canton no cargo, pronunciou-se com as seguintes palavras: “Costumo dizer que a vida é um aprendizado em que nem sempre vemos o professor. Aqui, na Caixa de Assistência, a inspiração veio do meu antecessor”.

Juntos com Martins Neto estavam os diretores da Caixa Arnor Gomes da Silva Júnior (vice-presidente), Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra (secretário-geral), Alexandre Ogusuku (secretário-geral adjunto), Jorge Eluf Neto (tesoureiro), Adib Kassouf Sad, Célio Bitencourt e Rossano Rossi. Também prestigiou a solenidade o ex-presidente da Caixa Octavio Augusto Pereira de Queiroz Filho, que esteve à frente da entidade em três gestões (1989-1990, 2001-2003 e 2004-2006).

O presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, afirmou que “Canton honrou a tradição de grandes dirigentes da CAASP”. Foi na gestão de Fábio Canton que a Caixa de Assistência consolidou sua presença no Interior, afixando-se fisicamente em todas as subseções, lembrou Marcos. “A Caixa acrescenta um grande passo à sua história com a entronização da fotografia de Fábio Canton na Galeria dos Ex-presidentes, materializando uma gestão de muito sucesso”, frisou, e acrescentou, dirigindo-se ao colega: “Tenho orgulho de estar ao seu lado em gestões da Ordem e da Caixa”.

Ao lado de Marcos da Costa estavam o conselheiro federal Luiz Flávio Borges D’Urso, a secretária-geral adjunta da Secional, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, e dezenas de conselheiros secionais, dirigentes de subseções, presidentes e membros de comissões temáticas da Secional.

Em discurso enfático, D’Urso, que presidiu a secional paulista da Ordem em três oportunidades (2004-2006, 2007-2009 e 2010-2012), inicialmente dirigiu-se a Fábio Romeu Canton Filho: “Sua história na Ordem e na Caixa foi construída por você, ao lado destes colegas. Você se tornou uma liderança da advocacia pela força de um grupo que tem ideais, que tem propostas, e este grupo vai continuar unido”.

D’Urso também salientou, em alusão ao trabalho de Canton, Braz Martins Neto e seus antecessores na presidência da Caixa de Assistência, bem como de suas respectivas diretorias, que “nenhuma outra entidade assistencial de classe tem a condição de chegar na ponta com a mesma força com que a CAASP chega”.


+ Mais Notícias