.

Notícia: No Espaço Mulher da CAASP, o protagonismo das advogadas

Sexta-Feira, 9 de Março de 2018

No Espaço Mulher da CAASP, o protagonismo das advogadas

Mais de mil advogadas e estagiárias de Direito foram à sede da CAASP no último dia 7 de março, em visita ao Espaço Mulher. O tradicional evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher é um presente da Caixa de Assistência àquelas que, atualmente, são maioria entre os ingressantes nos quadros da OAB-SP e não relutam em assumir protagonismo na sociedade e vencer preconceitos.

“A sociedade ainda faz uma diferença sutil entre nós e os homens. Quando estou em reuniões com clientes, por exemplo, e eles recebem uma ligação, informam que estão em reunião com seu ‘advogado’ mesmo estando na minha presença, uma advogada. Isso é reflexo da cultura machista enraizada no brasileiro. Nós todos temos a responsabilidade de educar melhor nossos jovens para que isso termine”. O relato é de Ana Bernal, que visitou estandes e desfrutou dos serviços oferecidos no Espaço Mulher da CAASP.

“Dentro da OAB-SP, por outro lado, a igualdade já existe. A Ordem tem procurado trabalhar o papel da mulher por meio da Comissão da Mulher Advogada, e por isso nós nos sentimos bem representadas hoje na advocacia”, acrescentou Bernal.

Como nas edições anteriores, saúde, beleza e descontração deram o tom do evento. Porém, mais que isso, o Espaço Mulher foi um polo aglutinador de histórias de vida e de vitórias. Como a de Vera Andrade de Oliveira, advogada de 62 anos que se formou em Direito aos 52: “Eu me tornei advogada depois de ter criado meus filhos. Tive de esperar, porque o papel da mulher era antes de tudo o de criar os filhos. Hoje, eu incentivo todas as mulheres a lutarem por seu sonho – e o meu sonho sempre foi ser advogada. Nunca desisti dele”.

O Espaço Mulher foi criado há quatro anos, durante a segunda gestão de Fábio Romeu Canton Filho na CAASP. Hoje vice-presidente da OAB-SP, Canton esteve no evento e lembrou tratar-se de uma iniciativa das então diretoras da Caixa de Assistência Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, hoje secretária-geral adjunta da Secional, e Maria Célia do Amaral Alves, que morreu no ano passado. “Este Espaço, concebido por nossas diretoras Gisele e Maria Célia, é uma homenagem da Caixa às mulheres. Hoje, a cada três Carteiras da Ordem entregues pela OAB-SP, duas são para mulheres, de modo que a importância delas na advocacia é crescente. Evidentemente, do ponto de vista corporativo nossa atenção é voltada à mulher advogada, mas, do ponto de vista institucional, a entidade realiza diversas ações dirigidas a todas as mulheres, como as campanhas de repúdio ao feminicídio, ao assédio e outras. Há um longo caminho até a igualdade de gênero, mas já percebemos avanços. A meta a ser atingida demanda tempo e a OAB-SP estará permanentemente nessa luta”, discorreu Canton.

O diretor da CAASP Jairo Haber salientou que as mulheres cada vez mais ocupam espaços de destaque nas entidades representativas da advocacia e na sociedade, “de forma meritória”. “O balanço que fazemos do Espaço Mulher é positivo – a adesão das colegas fala por si. Hoje, sentimos falta na nossa saudosa diretora Maria Célia, que, ao lado de Gisele Lemos, foi sua grande idealizadora”, disse Haber.

O protagonismo da mulher na advocacia foi reconhecido pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP, Kátia Boulos, que fechou o evento conduzindo um concorrido sorteio de brindes oferecidos pelas empresas participantes, todas integrantes do Clube de Serviços da CAASP. “A mulher advogada hoje é protagonista. Percebemos muita determinação por parte das colegas nas 23 Coordenadorias Regionais da Comissão da Mulher Advogada da Secional”, afirmou Boulos. “O Espaço Mulher é um espetáculo, uma tradição, é onde temos oportunidade de ver a colega se cuidando em termos de saúde e beleza para enfrentar ainda com mais garra o bom combate da profissão”, elogiou.

Nas palavras da advogada Soraya Lauren Christofolete, uma prova do protagonismo feminino na advocacia e um alerta: “Eu percebo que alguns clientes preferem a mulher pela atenção que dispensamos a cada caso. Mas é preciso lembrar que o machismo ainda existe e ainda hoje temos que tomar cuidado, por exemplo, ao nos vestir, porque falta respeito”. Respeito, eis a palavra-chave, como sentenciou Viviane Bernardes: “O respeito é a base de tudo, extrapola a questão de gênero”.

Na área de saúde, responderam pelo sucesso do Espaço Mulher a clínica Aura Clara, com sessões de massagem expressa antiestresse gratuitamente, a Contours Academia, que ofereceu orientação física, também gratuitamente, e a Linea, que presenteou as participantes com barras de cereais de composição saudável e calorias reduzidas. As advogadas também puderam submeter-se a exame gratuito de bioimpedância, que mede o índice de gordura corporal, seguido de orientação alimentar por nutricionista.

As advogadas que visitaram o estande da Esmalteria Nefertari ganharam esmaltação das unhas mediante serviço realizado por quatro profissionais uniformizadas e com materiais de alta qualidade. Já a famosa marca de produtos de beleza Mary Kay ensinou às advogadas, gratuitamente, técnicas de maquiagem adequadas ao dia a dia, e ofereceu produtos com 10% de desconto à vista ou 5% em pagamento parcelado. Também houve sorteio de kits com produtos da marca. Outro nome consagrado no campo da beleza, Ligia Kogos ofereceu gratuitamente serviços de massagem de reflexologia das mãos e dos pés, esfoliação e revitalização das mãos.

O Ateliê do Nó ofereceu às advogadas pulseiras, brincos, colares e outros produtos personalizados com desconto de 20% sobre o valor original das peças, além de sortear kits. Os deliciosos chocolates Havanna foram vendidos no local com 10% de desconto. O estande da Sobrancelha Design deu belos contornos às sobrancelhas das advogadas, gratuitamente.


Para completar o momento de saudável descontração, as advogadas tiveram oportunidade de ver o rosto desenhado por um caricaturista. A caricatura, feita em meio digital e depois impressa, ficou de presente para a participante retratada em papel A4 e em um chaveiro transparente.

 


+ Mais Notícias