
LITERATURA 60 REVISTA DA CAASP
Partindo dessa premissa e após intensa
pesquisa e entrevistas, Chimamanda Adichie
construiu um romance histórico rico em
personagens humanos, ambíguos, para contar
não a história da guerra e sim como a guerra
transforma as pessoas. Com a estrutura em
capítulos que avançam e voltam no tempo,
ela dá ao leitor diferentes perspectivas do
mesmo acontecimento e mostra que nunca
há apenas uma história.
“O perigo de uma história única” é o
tema de quase todos os seus livros, seja
em referência a guerras, intolerância ou
feminismo. Este é inclusive o título de um TED
Talk, video-palestra gravada por ela em 2009,
traduzida para mais de 50 idiomas.
Meio sol amarelo narra a trajetória antes e
durante a guerra civil de muitos personagens
de etnias diferentes. Todos, sem exceção,
veem seu destino descarrilhado, sua lealdade
posta em cheque mediante a invasão de sua
vida particular pela história pública. Com
poucos diálogos, a narrativa corre na micro
e macroesfera paralelamente. Os fatos
históricos não são descritos didaticamente, são
apresentados de forma fragmentada, como
costumam ser as informações em tempos de
guerra, em um livro que é escrito ao longo do
romance. Só ao final é que se descobre quem
é o autor. Sobre os personagens, o que mais
se sabe são as relações humanas em todas
as suas formas: o amor e a traição entre
amantes e entre irmãs, o ódio e o tribalismo
entre famílias e etnias, as fraquezas e os atos
heróicos nos momentos de desespero.
Há três personagens principais: Ugwu,
um garoto pobre de inteligência brilhante
empregado por um professor universitário
e duas irmãs gêmeas de classe média alta,
uma emotiva e inicialmente submissa aos
pais e namorados chamada Olanna, e outra,
Kainene, contida e decidida. A relação entre
as duas, ora próximas, ora brigadas, é a mais
importante do livro, em clara metáfora da
Reprodução
relação entre os povos nigerianos. Os três
são Igbo, etnia predominante no sudeste da
Nigéria. Olanna une-se a Odenigbo, mentor e
patrão de Ugwu, que irá protagonizar um dos
arcos dramáticos mais intensos do sucesso
ao declínio. Kainene tem forte ligação com
Richard, inglês caucasiano apaixonado pela
cultura Igbo. Richard faz contraponto ao
europeu estereotipado porque não age como
predador da colônia e sim como admirador.
Não fosse pela chegada da guerra, esses
quatro personagens poderiam ter seguido
suas vidas sem grandes sobressaltos, mas a
guerra muda tudo.
A Nigéria constituiu-se como país pela
união do norte e sul em 1914, devido ao
interesse dos ingleses em governá-la de
longe para manter o controle de suas
reservas de petróleo, localizadas no sudeste.
Chegou a ser o décimo maior exportador